01 de SETEMBRO
“Setembro chegou, vamo-nos separar…” suponho que era assim que começava uma canção do Conjunto Académico com o Sérgio Borges, uns madeirenses da minha juventude. E embora Setembro tenha chegado nós vamos continuar por aqui, apesar de ter mudado hoje o meu local de trabalho, para desanuviar.
Comprei um bilhete de lotaria porque foi neste dia de 1784 que houve o 1º sorteio da Lotaria Nacional. Vamos ver o que dá. Em 1904 fundou-se o massacrado Estado do Líbano. Numa das muitas mudanças de nomes a que já nos vamos habituando a cidade que se chamava (e hoje volta a chamar-se) S. Petersburgo, em 1914, mudou para Petrogrado.
Os aniversariantes de hoje são em 1937 o Francisco Pinto Balsemão e em 1942 o psiquiatra e escritor António Lobo Antunes e em 1962 o jogador da Laranja Mecânica muito conhecido pelo seu penteado mas principalmente pela sua habilidade futebolística: Ruudi Gullit.
Em 1969 no norte de África acabou uma monarquia porque o Rei Idriss foi deposto por um golpe de estado que levou ao poder o Muammar Gadhafi (conhecido por Kadhafi). Em 1983 um Boeing comercial sul coreano entrou por erro no espaço aéreo russo e estes abateram-no causando a morte a 269 pessoas. 73 anos depois de se afundar no Atlântico norte foram descobertos em 1985 os primeiros destroços confirmados do Titanic. E em 1991 foi inaugurada a Ponte sobre o Guadiana que liga o Algarve a Ayamonte. Outro desastre aconteceu neste dia de 2004 e que horrorizou o mundo durante 3 dias e custou a vida a mais de 300 pessoas muitas delas crianças quando um comando de rebeldes chechenos atacou uma escola em Beslan, na Rússia, fazendo mais de mil reféns. E finalmente em 2006 saiu para as bancas o último número do jornal “O Independente”.