PONTAPÉ de BICICLETA – sua origem

06 de SETEMBRO

Quem não conhece o Francisco (Chico) Buarque de Holanda? Pois bem se lhe tirarmos o Buarque ficamos com o Francisco de Holanda, mas este é português. Pois bem, em 1517 nasceu em Lisboa este senhor que foi um dos vultos importantes do Renascimento Português e vejamos como se distinguiu: como humanista, arquitecto, escultor, desenhador, iluminador, pintor, escritor, ensaísta, critico de arte e também historiador. A sua pintura está não só em Portugal como em Espanha e talvez Itália. 

E quem gosta de futebol não esquece o golo em “pontapé de bicicleta” do CR7 ao Buffon. Mas a origem do “pontapé de bicicleta” em alguns países de língua espanhola diz-se uma “Chilena”. E a razão de hoje eu falar nisto é que durante muitos anos a sua criação foi atribuída a um internacional brasileiro Leónidas da Silva que se fosse vivo faria hoje 107 anos, mas que pouco tempo antes de falecer contou que o verdadeiro autor era um espanhol naturalizado chileno Ramon Unzaga que marcou pela primeira vez em 1914. Uma simples curiosidade.

Em 1522 Sebastião Elcano atraca em Cádiz no fim da 1ª viagem de circum-navegação começada por Fernão de Magalhães. Em 1901 um anarquista desempregado, Leon Czolgosz foi à Exposição Panamericana não para a ver mas para matar a tiro o 25º Presidente dos EUA William McKinley. E os mesmos EUA assinaram em 1951 o Acordo da Base das Lages com Portugal. Em 1967 mais um país africano surge das entranhas da Commonwelth o Reino da Suazilândia mas que hoje se chama Reino do Essuatini cuja capital é Mbabane. Em 1989 uma equipa do cirurgião Gentil Martins separa com êxito duas gémeas siamesas ligadas pela barriga. E em 1991 a Rússia reconhece oficialmente a independência dos três países bálticos: Letónia, Lituânia e Estónia ao mesmo tempo que mudava mais uma vez o nome de uma cidade: Leninegrado passou outra vez a ser S. Petersburgo. No ano seguinte, 1992, Álvaro Cunhal anuncia na Festa do Avante (sabem que existe uma festa com este nome não sabem?) que abdicava a favor do Carlos Carvalhas. Em Londres neste dia de 1997 juntaram-se mais de um milhão de pessoas ao longo das ruas de Londres por onde passou o funeral da Lady Di e através de televisão foram mais de 2,5 billiões que assistiram em todo o mundo. E já íamos em 2007 quando chegou a notícia da morte do grande (mesmo grande) tenor italiano Luciano Pavarotti. Os aniversariantes de hoje são dos muito badalados, em 1943 nascia na Bélgica o primeiro corredor estrangeiro a ganhar a Volta a Portugal em Bicicleta, o Antoon Houbrechts (já quase ninguém se lembra) e no mesmo dia um artista da música mas que não é só o baixista dos míticos Pink Floyd, mas sim um artista compositor multifacetado que se chama Roger Waters e para finalizar faz hoje 63 anos um desconhecido de muita gente o José de Sousa mas que é mais conhecido por José Sócrates.  Para finalizar devo dizer que a Rodésia hoje Zimbabwé viu partir o seu segundo ditador com 95 anos e que governou o país durante 37 anos chamado Robert Mugabe. O primeiro ditador tinha sido o governante do poder branco Ian Smith que esteve 15 anos no poder. 

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *