04 de SETEMBRO
Em 1781 foi fundada a cidade de “El Pueblo de la Reina de Los Angeles” pelo governador espanhol da Califórnia, Filipe de Neve. Claro que todos a conhecemos como “Los Angeles”.
E já que estamos na América em 1886 o grande chefe índio Jerónimo, no Arizona, foi o último guerreiro a render-se. Não há fotografias desta rendição porque só em 1888 é que ficou registada a favor de George Eastman a patente da máquina fotográfica Kodak.
Em 1907 morreu o principal compositor da Noruega Edvarg Grieg cuja criação maior foi a conhecida “Peer Gynt”. E em 1963 morreu o francês, nascido no Luxemburgo, que quis fazer um Mercado Comum Europeu chamado Robert Schumann. E dois anos depois morria, com 90 anos, o médico alemão Albert Schweitzer Prémio Nobel da Paz de 1952.
Em 1981 toma posse como Primeiro Ministro do VIII governo Francisco Pinto Balsemão. E em 1986 morre uma figura carismática do futebol português que levou o nosso país ao pódio do Mundial de 1966 ao comandar os “Magriços”, o brasileiro Otto Glória. E quem gosta de livros policiais perdeu em 1989 o belga Georges Simenon criador do célebre “Inspector Maigret”.
E todos nós que utilizamos a net estamos agradecidos a dois estudantes da Universidade de Stanford, Larry Page e Sergey Brin, que em 1998 fundaram uma empresa chamada GOOGLE.
Como já “matei” muita gente hoje vou agora dizer os aniversariantes que eu escolhi de entre muitos.
E começo por um poeta romântico francês François -René Chateaubriand que além desta qualidade também baptizou um prato gastronómico que muitos conhecem: o famoso “Bife à Chateaubriand”.
E também nasceram neste dia, e estão felizmente bem vivos, e em 1953 foi a vez de Carlos Azevedo, o Bispo que está em Roma, e em 1974 o escritor alentejano que se aventurou na Coreia do Norte, José Luís Peixoto e em 1981 em Houston no Texas a badalada e milionária cantora Beyoncé.