09 de SETEMBRO
Eu tenho várias fontes para o que vos trago à memória mas hoje vou começar por um assunto que ouvi ao fim da manhã na Rádio Renascença. No dia de hoje, em 1888, a marinha chilena tomou posse da misteriosa e fabulosa Ilha da Páscoa com as suas enigmáticas estátuas. Se puderem estudar este assunto conhecerão coisas incríveis. O pintor Pieter Brueghel, o Velho (que teve uma bela exposição que vi há cerca de 3 anos no Museu Nacional de Arte Antiga) morreu em 1569. E em 1828 nasceu o autor russo de “Guerra e Paz” e “Anna Karenina”, Leon Tolstoi. E sabiam que Almeida Garrett e Ferreira Borges foram refugiados políticos durante a monarquia absolutista? Pois é verdade, e nessa qualidade fundaram em Londres um jornal periódico cujo primeiro número saiu em 1829 e que se chamou “Chaveco Liberal”. E vou “matar” outro pintor famoso em 1901, desta vez o boémio francês Toulouse-Lautrec. Agora vamos dar os parabéns a gente conhecida. Começo pela Igreja e pela política com o Cardeal Richelieu que nasceu em 1585, depois em 1941 um músico fabuloso que morreu prematuramente, Ottis Reading (“Sittin’ On The Dock of The Bay), para chegar ao cinema onde o Hugh Grant faz hoje 60 anos (4 casamentos e um Funeral), e agora uma máquina infernal de TV, que berra mais que um bébé, a Cristina Ferreira que nasceu em 1977, e um futebolista que sendo muito bom teve um bónus quando recebeu a Bola de Ouro, o croata Luka Modric que nasceu em 1985 (o mesmo do CR7).
Mas também nasceram dois países: em 1948 a Coreia do Norte foi fundada por Kim Il Sung em 9 de Setembro e as festas mais importantes são o Dia da Fundação, o Dia do Sol (aniversário de Kim Il Sung) e o Dia da Estrela Brilhante (aniversário de Kim Jong Il)
Falta saber se o seu sucessor o actual Kim Jong Un também terá direito a dia festivo como o pai e o avô. Uma curiosidade: o verdadeiro nome do “pai da nação” o Kim Il Sung é Yuri Irsenovich Kim. Já agora a capital é Pyongyang, a moeda é o “won” e o nome do país é “República Popular DEMOCRÁTICA da Coreia (o nome é mesmo bonito e elucidativo, não é?). O outro país a referir é mais uma porção da URSS, desta vez o Tadjiquistão cuja capital é Dushambe e cuja moeda é o “somoni”. Agora chegamos a 1976 e vem a notícia já esperada mas marcante: morreu o grande líder da China que em 1949 liderou os destinos do país da grande muralha, Mao Tsé Tung, autor do “Livro Vermelho” e que espalhou um alinhamento político por todo o mundo intitulado “maoísmo”, inclusive em Portugal democrático. Neste dia de 2009 o projecto do Centro de Artes Contemporânea Graça Morais, na cidade de Bragança, da autoria de Eduardo Souto de Moura, foi premiado em Chicago com o Prémio Internacional da Arquitectura. E vou terminar com a evocação da primeira reunião preparatória da que viria a ser a Revolução dos Cravos realizada no Monte Sobral, em Alcáçovas, no Alentejo com a presença de 136 oficiais do quadro permanente dos três ramos das Forças Armadas.