MAFALDA, a contestária – QUINO morreu hoje

29 de SETEMBRO

DIA INTERNACIONAL da CONSCIENCIALIZAÇÃO para a PERDA e DESPERDÍCIO de ALIMENTOS, instituído pelo ONU.

Em 1547 um escritor espanhol que nos deixou uma autentica lenda o “D. Quixote de la Mancha” com o seu amigo Sancho Pança e o seu cavalo Rocinante e os moinhos de vento. Já adivinharam: Miguel de Cervantes.

Mas outro grande escritor espanhol de nome Miguel nasceu em 1864, desta vez Miguel de Unamuno que era também filósofo muito ligado a escritores portugueses.

Quem também nasceu em Londres foi a polícia mais conhecida de todo o mundo: a Scotland Yard em 1829. Em 1901 nasceu em Itália o físico Enrico Fermi que foi Nobel da Física de 1938 que esteve ligado a descobertas na área nuclear e cujo nome aparece homenageado na tabela periódica com o elemento químico 100 a que se chamou Férmio. Depois trago-vos a morte de 2 escritores bem conhecidos em 1902, o francês Emile Zola, e em 1908 um dos maiores escritores brasileiros de sempre, Machado de Assis. Em 1933 nasceu o Presidente de Moçambique, Samora Machel e em 1936 o Primeiro Ministro italiano, Sílvio Berlusconi e em 1943 o Presidente da Polónia, Lech Walesa. Já nenhum destes exerce os cargos.

Em 1938 realizou-se a Conferência de Munique a que uns chamaram “Tratado de Munique” e outros chamaram “Sentença de Munique” e ainda “Traição de Munique”. Quem convocou a conferência? Hitler, que queria a concordância das grandes potências para ficar com parte do território da Checoslováquia conhecido como os “Sudetas”. E assim aconteceu, o italiano Benito Mussolini, o  francês Edouard Daladier e o britânico Neville Chamberlain aceitaram tudo sem sequer consultar a própria Checoslováquia,, com a condição de Hitler não reivindicar mais nenhum território. Assim o britânico chegou a Inglaterra como um herói pois tinha evitado uma guerra. Quem não acreditou foi um senhor chamado Winston Churchill, que como adversário político lhe disse: “entre a desonra e a guerra escolheste a desonra, pois a seguir terás a guerra”. E não é que o Homem foi bruxo: menos de 6 meses depois Hitler declarou a II guerra mundial. 

Vejam só a coincidência: estou a escrever no dia 30 sobre o dia 29, dia em que foi publicada pela primeira vez a Mafalda, a Contestária, personagem criada pelo argentino Quino e não há 5 minutos o telemóvel anunciava-me a morte do Quino. Grande cartoonista, paz à sua alma. 

Eu estou, agora mesmo, a usar o processador de texto WORD que foi lançado pela Microsoft em 1983. E cinco anos depois foi atribuído às Forças de Manutenção de Paz da ONU (com quem as forças militares portuguesas colaboram) o Nobel da Paz. Em 1992 os brasileiros resolveram “correr com” o Presidente da República, Collor de Melo como fizeram com a Dilma Rousset há pouco. 

Em 2006 começaram na Senhora da Hora (Matosinhos) as emissões da estação de televisão Porto Canal que sendo inicialmente local, passou a alargar o seu âmbito para regional e hoje será já nacional. Neste momento é dirigida pelo proprietário principal o F. C. Porto. 

Em 2010 morreu o Bispo do Porto, D. Armindo Lopes Coelho, que já havia resignado pela idade. 

Vamos acabar com uma medalha de ouro inesperada num desporto muito popular em Portugal, o poveiro Rui Costa não ficou “a ver o mar” e sagrou-se campeão do mundo de corridas de fundo de ciclismo disputado no circuito de Florença em Itália. 

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *