IRMÃ MARIA DO DIVINO CORAÇÃO

08 de SETEMBRO

Em 1504 o grande Michelangelo expôs pela primeira vez, numa praça da bela Florença, o seu excelente trabalho “Estátua de David”. Depois da arte vem a ciência com a fundação da Universidade de Harvard nos EUA, em 1636. A América do Norte teve muitas convulsões causadas pelos europeus e assim em 1660 os ingleses tomaram Nova Amsterdam aos holandeses e mudaram-lhe o nome para Nova York e em 1760 os ingleses voltam à carga mais a norte e tomam aos franceses o Ontário e o Quebec. E agora vamos à música para assinalar o nascimento do compositor checo Anton Dvorak, autor da “Sinfonia do Novo Mundo”. E também na música morrem artistas e em 1945 morria o autor do “O Cavaleiro da Rosa”, o alemão Richard Strauss. E agora vamos para a guerra que começou hoje, em 1847, entre os EUA e o México (e não havia Trump) e passados 7 anos acabou outra guerra a da Crimeia entre Russos e Turcos. Na Inglaterra em 1888 aconteceram uma coisa má que foi o aparecimento do cadáver de Annie Chapman a segunda vítima do Jack, o Estripador e uma boa – para quem gosta – que foi a estreia do Football League com 12 clubes e que hoje é a Premier League onde têm brilhado tantos futebolistas e treinadores portugueses. Em 1991 a antiga Jugoslávia dava origem a mais um “filhote” que se tornou independente com o nome de Republica da Macedónia, com capital em Skoplje (terra da Santa Teresa de Calcutá). Mas este novo país mereceu a oposição da Grécia quanto ao nome porque na Grécia existe uma parte do território confinante que se chama também Macedónia. Assim o novo país passou a usar desde 1993  o nome oficial de Antiga República Jugoslava da Macedónia (ARJM) até que em 2018 o país assinou com os gregos um Acordo de Prespa e o novo nome, que hoje existe, é República da Macedónia do Norte, nome referendado pelo povo. 

Em 1819 nasceu o antigo chefe do governo da monarquia Fontes Pereira de Melo cuja governação ficou conhecida como “fontismo”. Em 1976 tomou posse como Presidente do primeiro Governo Regional dos Açores o João Bosco da Mota Amaral.

Maria Anna Johanna Franziska Theresia Antonia Huberta Droste zu Vischering nasceu na Alemanha em 1863 gémea de um rapaz Max, no seio da mais alta nobreza da Baviera, e veio para Portugal para assumir a vida religiosa chegando a Madre Superiora do Convento do Bom Pastor, no Porto, onde morreu depois de uma vida consagrada à divulgação ao mundo do Sagrado Coração de Jesus. Diz-se que o seu corpo está incorruptido na capela do Convento em Ermesinde, e foi beatificada em 1975 pelo Papa S. Paulo VI e a sua canonização está em curso. O seu nome religioso é Irmã Maria do Divino Coração. 

Para finalizar faz hoje 54 anos (1966) que foi exibido o primeiro episódio da série “STAR TREK” intitulado “The Man Trap”.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *