FREDDIE MERCURY – o King dos “Queens”

05 de SETEMBRO

Jaffnaptam é o nome do último bastião do Ceilão (hoje Sri Lanka) que os portugueses perderam em 1658. E perderam para quem? Para os holandeses, claro. Já vem de longe a “alergia” entre Portugal e a Holanda. Em 1735 nascia o compositor alemão Johann Bach, mas não aquele que estais a pensar e cujo nome era J. Sebastian Bach que era o pai deste que se chama J. Christian Bach que compôs várias obras entre as quais “Amadis de Gaule” ou “.Zanaida”.  Em 1857 morria o filósofo positivista e que lançou para o mundo os primeiros estudos da Sociologia: Augusto Comte. E, para espanto meu,  a astronomia estava muito avançada já em 1877 com o italiano Giovanni Schiaparelli a desenhar um mapa de…Marte!!! No ano de 1929 o PM da França, Aristide Briand propôs à extinta Sociedade das Nações a constituição – que não foi valorizada – dos Estados Unidos da Europa. 

Em 1944, quando os alemães estavam em queda e os territórios europeus começavam a ver o retorno das suas liberdades, a Bélgica, a Holanda e o Luxemburgo assinam o Tratado pelo qual constituem o ainda existente Benelux.

Em 1940 nascia uma atriz americana, com muito bom aspecto, – opinião pessoal –  de seu nome Raquel Welch vista em “Viagem Fantástica” ou no “Os Três Mosqueteiros” e seis anos depois, no tal famoso ano de 1946, nasceu um ídolo da música que qualquer geração guarda na memória apesar de já ter partido há 29 anos: Freddie Mercury, o vocalista dos Queens. E também neste dia deste ano Portugal passou pela vergonha de ver o seu pedido de entrada na organização recusado pela ONU. Em 1970 morreu o automobilista de formula 1 austríaco que foi o único campeão do mundo a título póstumo: Jochen Rindt.

Em 1972 aconteceu uma tragédia na Alemanha e mais uma vez contra os judeus, quando a organização terrorista árabe “Setembro Negro” atacou as instalações dos atletas de Israel nos Jogos Olímpicos de Munique e matou 11 atletas depois de 2 dias de cerco. Em 1980 foi inaugurado o terceiro maior túnel do mundo (o maior é na Noruega) nos Alpes a ligar dois cantões suíços: o Túnel de São Gotardo. 

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *