03 de SETEMBRO
Hoje dois países comemoram a sua independência e são bem distintos. Um é do Médio Oriente e nasceu em 1971 cheio de tudo que é material e chama-se Catar com capital (e tem muito capital) em Doha. Tem portanto quase 50 anos de vida. O outro é da Europa e quase ninguém se lembra dele a não ser pelas “pingas” que leva no futebol, por usar o euro ou por coleccionistas de selos e moedas ou postais. Só que festeja a sua independência desde o dia 03 de Setembro de 301. Faz portanto 1719 anos!!! Já foi governado por comunistas, socialistas, sociais democratas e pelos democratas cristãos e foi bombardeado pelos aliados na II guerra mundial, por engano pois eram neutrais, e tem uma história interessante para quem quiser estudar a República de San Marino, que é membro da ONU.
Em 1189 o bonzinho Ricardo, Coração de Leão, foi coroado na Abadia de Westminster. E por falar em politica inglesa no ano 1658 morreu um dos mais importantes políticos da sua época Oliver Cromwell.
Agora vamos relacionar datas deste dia. 1513 Santo Inácio de Loyola vê aprovados os estatutos da Companhia de Jesus pelo Papa Paulo III. Depois em 1758, três anos depois do grande Terramoto de Lisboa, há uma tentativa de regicídio contra D. José I e o atentado é um autentico terramoto para os Távoras, a quem foi atribuída a preparação do atentado, tendo muitos deles sido executados apesar de serem protegidos pelos membros da Companhia de Jesus que caíram, por isso (e outras coisas), em desgraça. Assim “como prémio” no dia dos 220 anos da aprovação dos seus estatutos, isto é em 1759, a Companhia de Jesus foi abolida pelo Marquês de Pombal e os jesuítas foram expulsos de Portugal.
Em 1875 nasceu na Áustria um industrial do automóvel chamado Ferdinand Porsche. E já que falei da indústria do automóvel falo agora do automóvel e do desporto porque em 1950 Nino Farina ao vencer o Grande Prémio de Itália de fórmula 1 tornou-se no primeiro campeão da modalidade. Como curiosidade o 1º Grande Prémio de sempre foi o de Inglaterra neste ano de 1950.
E em 1883 nasceu em Portugal um historiador de elevado nível chamado António Sérgio.
Em 1976, e ao fim de 123 anos de publicações “sucumbiu” o “Jornal do Comércio” e enquanto acabava esta relíquia a nave Viking aterrava em Marte enviando logo as primeiras fotos do planeta vermelho.
Duas notícias Papais deste dia. Em 1914 e após a morte de Pio X eis que é eleito o Papa que enfrentaria a I guerra mundial, o Cardeal Giacomo dela Chiesa que tomaria o nome de Bento XV e em 1978 começou o pontificado de 33 dias do Cardeal Alberto Lucciani que adoptaria o nome de João Paulo I até à sua prematura e tão inesperada e misteriosa morte.
Vou finalizar com uma singela homenagem a um arquitecto português que fez “escola” e morreu neste dia de 2005: Fernando Távora. Foi um modernista formado na Escola Superior de Belas Artes do Porto e ajudou a “formatar” a famosa plêiade de Arquitectos da “Escola do Porto” que ajudou a formar e a estagiar.