26 de SETEMBRO
Um amigo facebookiano disse-me hoje que tinha uma efeméride para eu falar: ele tinha nascido neste dia no ano de 1937. A minha prenda de anos aqui está: Parabéns pelos seus jovens 83 anos António Monteiro, do Orfeão de Matosinhos!!!
Mas também nasceram algumas pessoas conhecidas, como seja em 1849 o Prémio Nobel da Medicina de 1904, o fisiologista russo Ivan Pavlov que através do seu trabalho com cães deixou o estudo sobre o “reflexo condicionado”. E também nasceu o poeta inglês T. S. Elliot que foi Nobel da Literatura em 1948. E em 1898 chegou o compositor americano quer nos deixou “Porgy and Bess”, “Rapsódia in Blue” ou “Um Americano em Paris”, George Gershwin que morreu jovem. E em 1897 nasceu o Santo Paulo VI que finalizou o Vaticano II. E também veio ao mundo a grande cantora brasileira Gal Costa no ano de 1945.
É só gente importante, não é, António?
Mas vamos também assinalar alguns importantes que partiram neste dia. 1945 foi a vez do compositor húngaro Bela Bartok, e em 1985 o americano William
C. Rose, que identificou os aminoácidos, e o escritor italiano Alberto Morávia muito conhecido pelo seu livro “La Ciociara” saiu em 1990, e em 2008 saiu de cena o actor Paul Newman que entre outros filmes mereceu o óscar por “A Cor do Dinheiro”. Em 2002 morreu um dos fundadores do PPD e que pertenceu à Ala Liberal do Parlamento Marcelista, Magalhães Mota.
Agora depois de nascer e morrer no gênero humano vamos a acontecimentos.
Hoje é o DIA da ELIMINAÇÃO TOTAL de ARMAS NUCLEARES. Nota-se bem…
Em 1934 fez a primeira viagem o Queen Mary. E como já falei de Marcelo Caetano lembro que, após a queda da cadeira, o Salazar deu hoje a vaga ao Marcelo Caetano como primeiro ministro no ano de 1968. Julgou-se que ia “começar” uma Primavera Marcelista e afinal ele tomou posse no Outono e a carreira “acabou” numa Primavera. No ano seguinte os Beatles lançaram a famosa travessia da passadeira de “Abbey Road”, como vídeoclip do seu disco com o mesmo nome. Em 1973 realizou-se a 1ª travessia ininterrupta do Atlântico do Concorde. E sobre o Concorde digo-vos que em Outubro de 1969 atingiu a velocidade MACH 1 ou seja 1100 km/hora mas em Novembro de 1970 atingiu a MACH 2 ou seja 2200 km/hora. Mas para terem a noção do que são estas velocidades aconteceu o seguinte: o Concorde saiu de Boston para Paris à mesma hora que o Boeing 747 saiu de Paris para Boston. E qual foi o resultado? O Concorde saiu de Boston aterrou em Paris e levantou vôo de Paris e chegou a Boston 11 minutos antes do Boeing chegar a Boston. Já percebem a velocidade do Concorde… E falei de aviões e vou continuar. Antes do famoso e trágico 11 de Setembro já um russo no ano de 1976 sequestrou um avião e atirou-o contra um edifício matando 12 pessoas. Mas mais de aviões vem agora. Em 1989, na Jamba, (terra de marfim e diamantes) em Angola, num acidente, suspeito e nunca esclarecido, caiu um avião com o João Soares (filho de Mário Soares) e o Rui Gomes da Silva (o candidato a Presidente do Benfica). Em 1983 foi criado o Comité Paralímpico de Portugal, que dá, finalmente, um sinal de respeito pelos DEFICIENTES.
Em 1907 um país nasceu nos antípodas e sendo composto por várias ilhas tem 2 delas mais importantes: a ilha do Norte e a ilha do Sul. No sul da ilha do Norte fica a capital e o nome do país na sua língua indígena “maori” significa “Terra da Grande Nuvem Branca”. A sua capital é Auckland e o nome do país é, naturalmente a Nova Zelândia.
Hoje é dia de S. Cosme e S. Damião padroeiros dos Farmacêuticos, não confundir com o Cosme Damião “padroeiro do Benfica.
Como sabem eu tenho uma ligação de coração à “ciganice” e por isso vou terminar de “trivela”: hoje faz 37 anos o mágico Ricardo Quaresma.