CÂNDIDO DE OLIVEIRA – um Homem do futebol

24 de SETEMBRO

Vou começar hoje por uma notícia de 2014, isto é, há 6 anos, anunciando que toda a gente menos a CGTP, o que é normal concordaram com 505,00 para o SMN. Vamos ver em que dia deste ano acontece o mesmo mas com outro valor (felizmente).

Neste dia de 1834 em que morreu o nosso D. Pedro IV (que doou o coração à cidade do Porto) também morreu no ano de 1541 o médico e químico suíço-alemão Paracelso (pseudónimo porque se considerava superior a Celso o mais celebre autor de temas de medicina dos romanos e por isso era Para=”acima de” Celso) e que está entre os cientista da química da sua época e por muitos considerado o “pai” da Bioquímica e da Toxicologia e o reformador do medicamento. Também lhe é associado um pouco de misticismo. Chamava-se Philipus Aureolus.

Em 1896 nasceu nos EUA o escritor F. Scott Fitzgerald que entre a sua obra mais conhecida estão dois êxitos do cinema “O Grande Gatsby” e “Terna é a Noite” mas nesse dia nasceu um homem do futebol e do jornalismo e da política por quem eu tenho uma grande admiração: o casapiano Cândido de Oliveira, que foi perseguido e preso pela PIDE, e que foi um dos fundadores do jornal “A Bola” (no tempo em que havia bons jornalistas) ao serviço da qual morreu quando foi enviado à Suécia ao campeonato do mundo que descobriu o Pelé, e foi jogador internacional e treinador e também selecionador nacional.  E como estava a falar de futebol em 1961 surgiu o primeiro jogo de apostas mútuas português chamado “Totobola”. 

Em 1973, numa cidade do seu território que Portugal não controlava, a Guiné reuniu a sua clandestina Assembleia Popular, em Madina do Boé, e proclamou a sua independência que foi aceite pela ONU e que foi confirmada e reconhecida por Portugal só depois da Revolução dos Cravos.

Em 1985 é confirmado oficialmente o que se sabia: Marilyn Monroe morreu por suicídio. E outro nome do cinema morreu em 1987, o Bob Fosse o realizador desse filme premiado “All That Jazz”. A autora francesa do livro “Bom Dia, Tristeza” Françoise Sagan faleceu em 2004 e agora que estamos em tempo de pandemia lembramos que foi neste dia de 2009 que morreu em Portugal a primeira vítima de Gripe A (H1N1). Mas vou acabar pondo gente a nascer, o primeiro é o azarado futebolista moçambicano do velho Belenenses, Vicente Lucas, que sendo um famoso médio da nossa seleção teve um acidente de carro que o cegou de um dos olhos e o fez acabar a carreira. Hoje vive num lar no Tojal, na periferia de Lisboa, com uma perna amputada e outra semi-amputada e com o Belenenses a pagar a mensalidade. A sua alcunha em pequeno em África era “Mandjombo” que significa “muita sorte”!!!

Em 1936 nasceu o Jim Henson um dos criadores de “Os Marretas” e em 1949 foi a vez do grande realizador espanhol Pedro Almodovar. 

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *