ACADÉMICO FUTEBOL CLUB – SNS Serviço Nacional de Saúde

15 de SETEMBRO

Em 1765, nas margens do Sado, nascia aquele que seria conhecido por Elmano Sadino, mas cujos versos o transformaram num poeta badalado não só pelos méritos mas também pela sua boémia, irreverência e até pelos excessos de linguagem (quem não conhece uma história, ou anedota que lhe seja atribuída?): o seu nome Manuel Maria Barbosa Du Bocage. E em 1890 nascia uma escritora que, mesmo que não tenha sido lida, foi, pelo menos, vista nos filmes que foram adaptados das suas obras: Agatha Christie com os seus detectives “Henri Poirot” e “Miss Marple”. Mas nos escritores que nasceram neste dia não ficamos por aqui pois em 1850 em Freixo de Espada à Cinta aparecia à luz do dia o escritor Guerra Junqueiro que nos deixou muita obra e dentre ela “Os Simples”, “A Pátria” ou “A Velhice do Padre Eterno”. Além de escritor foi também politico e embaixador na Suíça. E falando de nascimentos vem um conhecido viajante e negociante que em 1254 chegou ao mundo dos vivos, o Marco Polo. 

Em 1911 foi fundado um clube, que já foi grande na cidade do Porto, que teve instalações desportivas muito importantes, em especial o Estádio do Lima, e teve atletas olímpicos, e campeões do mundo de hóquei em patins, e do qual fui sócio até aos 10 anos por o meu Pai ter sido elevado a sócio fundador. Foi o primeiro estádio em que entrei (o do Leixões não era estádio): o ACADÉMICO FUTEBOL CLUBE. Um nome de referência: o malogrado ciclista Ribeiro da Silva.

E virando para o cinema quem não gostou do “ET”? Pois bem o criador deste extraterrestre criou também o “Alien” e muitos nomes brilharam com eles, mas o seu criador que nasceu em 1925 e foi o italiano Carlos Rambaldi, quase ninguém ouvir falar. Neste dia os restos mortais do grande Eça de Queirós, que havia morrido em 1900 em Paris, foram transladados de Lisboa para a terra da família em Tormes.

Em 1821 os nossos vizinhos espanhóis viram a independência de nada mais nada menos que 5 novos países: Costa Rica (capital São José), Guatemala (Guatemala), El Salvador (San Salvador), Honduras (Tegucigalpa) e Nicarágua (Manágua). Agora mais um nascer e um morrer, começando por 1972 ano em que nasceu a Rainha Consorte de Espanha, Letízia e no ano de 2009 com a “partida” do actor dos EUA Patrick Swayze que nos lembra o “Dirty Dancing” ou o “Ghost”.

No ano de 2008 deu-se o escândalo financeiro que foi a insolvência do Lehman Brothers e o que acarretou para a economia mundial.

Agora a política portuguesa: 2005 a AR aprova o “fim de privilégios de titulares dos cargos políticos”. Tem piada não tem? Em 1999 entrou em funcionamento o “Departamento Central de Investigação Penal (DCIAP), que trabalha tanto que já há muitos “condenados na praça pública” mas … e condenados sem direito a recursos, quantos há? Devem estar em segredo de justiça. Eu gosto muito do segredo de justiça!!! 

A primeira e principal vitória da Revolução dos Cravos foi a Liberdade e nela a da imprensa, mas aquela que mais benefícios práticos nos trouxe foi a Lei 56/79, de 15 de Setembro que criou o SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE, e que foi um trabalho de uma equipa muito bem coordenada pelo saudoso Ministro dos Assuntos Sociais, António Arnaut

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *