07 de SETEMBRO
No ano de 1209 nasceu o nosso primeiro Rei que não acabou o mandato, tendo sido afastado pelo seu irmão: D. Sancho II, o “Capelo” que cedeu o lugar a D. Afonso II, o “Bolonhês”. E já que estamos em Reis, só houve um “José Rei” que por acaso foi aclamado Rei neste dia de 1750. E mais reis “na baila” desta vez com o nosso D. Pedro IV, nas margens do Ipiranga (um regatozinho sem importância até àquele dia) a dar um grito e autoproclamar-se D. Pedro I, do Brasil independente de Portugal.
Em 1867 nasceu Camilo Pessanha, um coimbrão que morreu em Macau, e foi o verdadeiro poeta do simbolismo em Portugal e que influenciou a geração modernista do Orpheu e deixou-nos uma obra que reuniu toda a sua poesia chamada “Clépsidra”. Em 1921 um irlandês Franck Duff, influenciado pelas Conferências de S. Vicente de Paulo criadas em França por Frederico Ozanam, resolveu criar uma organização Mariana a que viria a chamar “Legião de Maria” e que, sendo centenária para o ano, é a maior organização de leigos da Igreja Católica. Em 1923 foi fundada em Viena, de Áustria, mas com a sede actual em Lyon, em França, a Interpol. E acabou a espécie conhecida como Tigre da Tasmânia com a morte do último exemplar no ano de 1936 no Zoológico de Hobart, na Austrália.
E foi a 7 de Setembro de 1940 que começou a série de 50 dias consecutivos em que a Luftwaffe (aviação nazi) bombardeou a Grã Bretanha com especial incidência sobre Londres e a sua intensidade foi de tal ordem para a época que se passou a chamar a esse episódio: “Blitz”. E depois que acabou a II guerra mundial, em 1945, os aliados e a URSS comandaram os destinos da Alemanha ex-nazi até 1949 e neste dia a nova Alemanha retomou o seu poder fazendo a primeira sessão do seu Parlamento (Bundestag) e do seu órgão do poder legislativo federal (Bundesrat). Em 1953 o “político do sapato” tomou as rédeas do poder na URSS e chamava-se Nikita Krushchev. Em Roma, no ano de 1960, os irmãos Mário e José Manuel Quina trouxeram para Portugal a medalha de prata olímpica da classe de Star, na modalidade de Vela. E no ano seguinte em função da renúncia de Jânio Quadros como Presidente do Brasil toma posse o seu substituto João Goulart que assume a constituição pela primeira vez de uma democracia parlamentar. Em 1974 tem lugar em Lusaka, capital da Zâmbia, a assinatura do Acordo para a independência de Moçambique. E no obituário de hoje vou falar de um homem e de uma mulher ligados a África. Em 1997 morria o congolês, que nasceu belga, Mobutu Sese Seku que teve muitas relações com Portugal e antes, em 1962, morria uma escritora dinamarquesa que nos deixou alguns trabalhos de qualidade entre os quais “África Minha” que deu origem a um filme com a Meryl Streep e Robert Redford que está nas retinas e nos corações de quem o viu: chamava-se a autora Karen Blixen. E já que falei em cinema, faz hoje um ano que o filme a “Herdade” ganhou no Festival de Veneza o prémio Bisato d’Oro para a melhor realização atribuído júri da critica independente. Uma nota extra: o realizador premiado chama-se Tiago Guedes e é filho do médico de Matosinhos, Rodrigo Guedes de Carvalho e sobrinho neto do grande actor João Guedes.