SUE…

12 de AGOSTO

“Compromisso da juventude com a ação global”, este é o tema que está em cima da mesa no dia de hoje que, segundo a Assembleia Geral da ONU, é o Dia INTERNACIONAL DA JUVENTUDE. Quem na sua juventude não viu “Os Dez Mandamentos”? Pois bem o seu realizador foi um dos 36 fundadores da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, de onde saem os Óscares e foi baptizado como Cecil B. DeMille, que nasceu em 1881. Mas em Portugal no ano de 1907 viu a luz do dia um escritor, dos maiores do país, e que, sendo médico em Coimbra, imortalizou a sua terra natal, S. Martinho da Anta, e o vizinho Miradouro de S. Leonardo da Galafura sobre o Rio Douro. Refiro-me ao Dr. Adolfo Coelho da Rocha que escreveu os “Contos da Montanha” ou “A Criação do Mundo” adoptando o nome Miguel Torga. 20 anos depois, com a ditadura do Estado Novo ainda bébé, um capitão de mar e guerra, Filomeno da Câmara, e o Dr. Fidelino Figueiredo, homem das letras, tentaram fazer um golpe de estado – mal sucedido – a que foi dado o nome de “Golpe dos FIFIS”. Em 1955 a literatura viu partir um dos seus Prémio Nobel (1929) que escreveu “A Montanha Mágica” e “Morte em Veneza” e que era alemão e se chamava Thomas Mann. E se hoje eu escrevo estas coisas é porque no ano de 1981 a IBM se lembrou de lançar o primeiro Computador Pessoal. Um ano depois o cinema perdeu um actor de grande classe que vimos em “As Vinhas da Ira”, “Aconteceu no Oeste” ou mais recentemente em “A Casa do Lago”. Era o Henry Fonda. E chegou a vez do atletismo para comemorar os 36 anos da medalha de ouro do Carlos Lopes na maratona dos Jogos Olímpicos de Los Angeles e os 30 anos da medalha de ouro dos 5 000 metros marcha, no Campeonato do Mundo de sub-20, alcançada em Plovdiv na Bulgária. Tragédia no dia 12 de Agosto de 2000 no Mar de Barents com o afundamento do submarino atómico russo Kursk com 117 homens a bordo. Mas no ano seguinte um português, Luis Militão Guerreiro, radicado  no Brasil mata 6 empresários portugueses fazendo-os inicialmente desaparecer. Um crime brutal em Fortaleza. A morte levou em 2004 o Prémio Nobel da Medicina de 1979  Godfrey Hounsfield, um engenheiro electrotecnico que criou a Tomografia Axial Computorizada, vulgarmente conhecida por TAC. E gente da música, hoje festeja 71 anos o antigo leader dos Dire Straits que agora actua a solo o Mark Knofler. E vou finalizar com duas curiosidades zoológicas extintas. 

Sabiam que houve uma espécie de zebra das planícies africanas que só tinha riscas da cabeça até meio do corpo e para trás era toda castanha? Pois bem o último exemplar morreu em 1883 num jardim zoológico da Holanda e o nome da espécie era QUAGA.  

A outra diz respeito à SUE. Sabem quem era a SUE? O que resta do seu corpo foi descoberto no Dakota do Sul no ano de 1990 e é o maior e mais completo esqueleto de um Tyrannosaurus Rex.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *