03 de AGOSTO
Este dia pode ter sido a origem de chegarmos à conclusão que, com tantas cabeças brilhantes, os EUA têm à frente uma cabeça despenteada por dentro e por fora. Se o Cristovão Colombo tivesse GPS ele tinha ido para a Índia e hoje não tínhamos América nem Donald. Em 1492 ele zarpou neste dia para a Índia e deu com a América e vejam-se os resultados.
Em 1978 inaugurou-se, com a ópera “Europa Riconosciuta”, do António Sallieri (o tal do filme “Amadeus”), a grande sala de Milão, o Teatro Scala. E já que falamos de ópera lembramos que foi estreada em Paris, em 1829, a obra prima de Rossini intitulada “Guilherme Tell”. Como a maioria sabe, a China não permite que o Tibete seja independente e por tal razão o Dalai Lama, o seu líder espiritual, vive no exílio. Mas o que quase ninguém sabe é que em 1906 no dia 3 de Agosto o Reino Unido e a China reconheceram a independência do Tibete.
Em 1914 a Alemanha declarou guerra à França e invadiu a Bélgica.
Naquele ano fabuloso de 1946, Portugal, neutro durante a II guerra mundial, pediu a sua adesão à ONU mas viu o pedido recusado por ser uma ditadura. E 13 anos depois, em 1959, essa mesma ditadura ainda antes de rebentar a guerra colonial matou 50 pessoas, no massacre de Pidjiguiti, naquela que foi uma manifestação dos estivadores do porto de Bissau. Estava alimentada a “chama ardente” para a guerra colonial.
E quem não conhece a carrinha Renault 4L com a sua famosa “manete” de velocidades? Ela foi apresentada no Salão Automóvel de Paris .
No ano de 1966 o Niger (não confundir com Nigéria) e cuja capital é Niamey tornou-se independente da França. Niger é também o nome de um grande rio de África. E em 1981 é neste dia que é criado o INEM que tantas vidas salvou e que tantas vezes é – com razão ou sem razão – criticado. E lembram-se de um jovem alemão que se meteu num aviãozinho e aterrou na Praça Vermelha, de Moscovo? Chamava-se Mathias Rust e foi libertado em 3 de Agosto de 1988.
Um cantor de quem eu gosto, mas que nem todos conhecem, mas tem êxitos importantes como, por exemplo, “I Left My Heart In S. Francisco” e ao longo da carreira recebeu 18 Grammys e vendeu mais de 50 milhões de discos, nasceu em 1926 e chama-se Tony Bennett, ainda vivo. Quem também nasceu neste dia, em 1934, foi o Jonas Savimbi, chefe da Unita que combateu pela independência de Angola contra o nosso exército. Mas neste dia morreram dois escritores europeus, o inglês nascido na Polónia em 1924, Joseph Conrad que escreveu o “Lord Jim”, e o russo Alexander Soljenitsin, Prémio Nobel da Literatura de 1970, que nos deixou, entre outros, o “Arquipélago de Gulag” ou “Um Dia na Vida de Desinovich” e que partiu em 2008.
No dia em que Jesus regressou à Catedral para fazer milagres em jogos com cadeiras vazias, faz 52 anos (1968) que alguém, que parecia eterno, caiu abaixo de uma cadeira em pleno Forte de Santo António do Estoril e a queda causou-lhe um “galo”, a que chamaram hematoma cerebral, e, quase 2 anos depois, “partiu” para o cemitério com funerais nacionais: chamava-se António de Oliveira Salazar.