16 de AGOSTO
Hoje é dia de Santo Estevão (Rei) da Hungria na Igreja Católica, e que é diferente do Santo Estevão, o primeiro mártir, que se comemora a 26 de Dezembro.
Em 1863 Abraham Lincoln assinava a “Emancipação dos Escravos”. Parece Portugal, assinada estava, mas aplicada…ficou para uns anos e anos depois. Em 1867 no Porto nasceu o poeta do “Só” cuja memória está gravada na Praia da Boa Nova, em Leça da Palmeira. E se um nasce outro morre, e foi a vez de, em 1888, partir o inventor da Coca-Cola, John Pemberton, um farmacêutico. Como Portugal é um bom aluno e aprende com os seus próprios erros em 1896 aconteceu uma situação que nunca mais aconteceu nem vai acontecer: o Banco do Porto e o Banco Comercial de Viana PEDIRAM A INSOLVÊNCIA (eu conheço um distinto cidadão de Viana que é portista logo faliu dois bancos).
1900, na viragem do século um ilustre jurista e diplomata português, poveiro de nascimento, morreu em Paris e ficava aqui o tempo todo a falar dele e da sua obra literária porque é um marco da nossa literatura. É o meu homónimo José Maria mas todos o conhecem por Eça de Queirós. E para comemorar o dia do seu passamento,no ano de 2002 foi estreado na capital do México um filme baseado num livro seu “O Crime do Padre Amaro”. Antes em 1891 foi inaugurada e consagrada em Manila, nas Filipinas, a Basílica Menor de S. Sebastião. Porque trago isto aqui? Porque é a 1ª, e penso que a única, totalmente em aço. De aço foi também Salazar que no dia 03 tinha caído da cadeira batendo com a cabeça no chão e, talvez por isso, resolveu no dia 16, “hoje”, fazer uma remodelação ministerial, a sua última, mudando os ministros do Interior, Finanças, Exército, Marinha, Educação, Saúde e Comunicações e ainda fez uma reunião deste novo governo em 3 de Setembro, mas ficou-se por aqui. Em 1960, o tal ano das independências, o Reino Unido entrega a ilha de Chipre ao Arcebispo Makarios III, na capital Nicósia. E quem não dançou ao som de “Love me Tender” ou “Tutti Fruti”? Pois é em 1977 morria aos 46 anos o Elvis Presley. E hoje foi dia de morrerem ditadores, sendo que 2003 partia, no exílio da Líbia, o Idi Amin Dada, do Uganda, que durante 8 anos fez um genocídio étnico e em 2006 morria, no exílio de Brasília, o Alfredo Strossner que governou, com mão de ferro, durante 25 anos no Paraguai. Quem estudou a coagulação e a tensão sanguínea com profundidade foi o médico sueco Sune Bergstroen o que lhe valeu o Prémio Nobel da Medicina de 1982 e morreu em 2004. Quem nasceu em 1958 (62 anos) foi uma americana que, por ser mãe de um jogador das escolinhas de futebol do Benfica teve direito a um estacionamento extra de vários carros e que anda pelo mundo a cantar e a vender uns disquitos e uns cd’s e videoclips e chama-se Louise Veronica Ciccone mas é conhecida pelo primeiro nome de baptismo: Madonna. E para falar de desporto um nome grande e também americano: Michael Phelps que nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008 ganhou sete medalhas de ouro igualando o seu compatriota Mark Spitz.
Agora uma história curiosa que mete portugueses e holandeses (está na moda, “o não amor” já vem de longe).
Resumindo: os holandeses tomaram-nos terras no Brasil e em África no tempo dos Filipes. Depois corremos com os Filipes e tivemos que correr com os holandeses. E resolveu-se fazê-lo através da diplomacia mas estava a demorar e os ricos do Brasil estavam a perder dinheiro com a falta de escravos de Angola e S. Tomé. Assim resolveram pedir ao Rei para irem reconquistar os territórios. Mas estava-se a negociar acordos, logo não se podia fazer guerra. Mas Salvador Correia de Sá Benevides não desistiu e partiu para Angola com uma esquadra e com “falinhas mansas” lá apareceu em Luanda com cerca de 800 homens deixando nos barcos mais cento e tal homens mas com bonecos na amurada para parecerem muitos mais. Assim os holandeses que eram mais de 1200 homens, quando viram aquele aparato, capitularam e assinaram a rendição no dia 16 de Agosto de 1648, e o Salvador Correia de Sá é venerado em Luanda (ainda o será?). Uma vitória da astúcia.