19 de AGOSTO
DIA MUNDIAL DOS HUMANITÁRIOS. Este é o dia que a ONU destinou para homenagear “aqueles que fazem o bem ao seu semelhante em organizações humanitárias”.
Bem hajam. Os que servem com sentimento merecem o nosso agradecimento.
Em 1859 é criado o “Tribunal de Contas” no reinado de D. Pedro V. O que pensarão os nossos políticos desta criação? Para a maioria é um empecilho.
Como devem saber as aparições de Fátima foram sempre aos dias 13 desde Maio até que as autoridades resolveram prender os pastorinhos no dia 13 de Agosto para não poderem estar presentes. Foram soltos à posteriori e a quarta aparição só aconteceu na sua presença no dia 19 de Agosto. Entretanto chega a guerra civil de Espanha e neste dia em 1941 foi fuzilado pelas tropas de Franco o poeta e dramaturgo Federico Garcia Lorca. E morte violenta tiveram também em 2003 em Bagdad 23 pessoas entre as quais o alto representante da ONU o diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello ao sofrerem um ataque suicida com um camião armadilhado contra a agência da ONU.
E na política portuguesa em 1954 no Porto a PVDE (PIDE) fez uma razia na oposição levando para dentro entre outros Ruy Luis Gomes e a Virgínia de Moura. E na política internacional em 1991 estragaram as férias nas praias da Crimeia ao Mikhail Gorbatchov, detido em casa pelos comunistas radicais, e que acabou por levar ao poder o Boris… não o do Brexit mas sim o Yeltsine. E uma história que eu desconhecia e data de 1953 aconteceu no Irão. Em 1941 durante a II guerra, os aliados (leia-se EUA) fizeram depor o Xá e colocar no lugar o seu filho Reza Pahlevi com o Mohammad Mossadegh como primeiro-ministro e como verdadeiro mandante. Até que em 1953 a CIA e o MI6 fizeram uma incursão e derrubaram o PM e deram o poder todo ao Xá Reza Pahlevi que governou até ser derrubado no ano de 1979 quando chegou o exilado Khomeni. O tira e põe da CIA no Irão, como veem não é novo. E porquê? Petrolíferamente falando está tudo dito. E por falar em política americana, hoje o Bill Clinton faz 74 anos porque nasceu no fabuloso ano de 1946. E por falar num ano de boa colheita vamos perfuma-lo com um Chanel nº 5 pois neste dia de 1883 nasceu a Coco Chanel. E vem uma serie de “partidas” começando por um americano de origem alemã que morreu em 1994 e que ganhou o Prémio Nobel da Química de 1954 e o da Paz em 1962, chamado Linnus Pauling. Quem morreu em 1996 foi a primeira locutora de continuidade da RTP que após a revolução foi a diretora do jornal da ultra direita “O Diabo”, era a Maria Armanda Falcão mas conhecida por Vera Lagoa. Deixei para o fim dois casos polémicos. Em 2009 no campeonato do mundo de atletismo em Berlim a vencedora dos 800 metros femininos foi a sul africana Caster Semenya de 18 anos e que venceu mais títulos depois incluindo a medalha de ouro olímpica mas que chegou a estar suspensa por se desconfiar da sua feminilidade/masculinidade. Fez vários testes mas as dúvidas permaneceram, recusando fazer tratamento hormonal. A outra polémica veio de França em 2010 e neste momento é relevante em Portugal.
Já chega de falar de racismo e xenofobia mas a França em 19 de Agosto de 2010 iniciou uma operação de repatriação de ciganos romenos por via aérea. Olha se era cá … penso que no mínimo teríamos “sarrafusca” todos os dias.]