PABLO NERUDA, um revolucionário romântico

Normalmente os domingos são propícios a haver mais festas e hoje 12 de Julho fazem-se festas para comemorar a independência de dois países na década de 70 do século passado. Em 1975, no Oceano Atlântico em cima do equador, as belíssimas “obras da Natureza” chamadas Ilhas de S. Tomé e Príncipe e o Ilhéu das Rolas (onde se situa o ponto de zero graus de latitude e de longitude, com um memorial ao Almirante Gago Coutinho) deixou de ser colónia portuguesa e levantou asas e voou. Mas também o ano de 1979 foi contemplado com o nascimento de um país, formado por mais de 30 ilhotas e atóis no Oceano Pacífico, e onde se fala, além do inglês, o GILBERTÊS. Leram bem, gilbertês era a língua nativa antes da chegada de colonos, e o seu nome deriva do nome dado pelos colonos a essas ilhas: Ilhas Gilbert. Hoje é o pais mais oriental do mundo, ou seja o primeiro a receber o novo dia e por conseguinte é o primeiro país a mudar de ano e, também o foi, de século. Capital Tawara e o nome do país é KIRIBATI.

Em 1854 nasceu o George Eastman inventor da máquina fotográfica Kodak.

Em 1884 nasceu em Itália aquele que viria a ser em Paris o grande companheiro do nosso pintor maior do modernismo o amarantino Amadeo de Souza Cardoso e que se chamava também Amadeo mas de apelido Modigliani. Nasceram 2 países, nasceram 2 pessoas então vamos juntar outro nascimento de alguém muito especial: o senhor Neftali Ricardo Reyes, que foi diplomata mas também ganhou um Prémio Nobel da Literatura em 1971 e que deixou várias obras um deles delicioso “Cem sonetos de Amor”. Esquecia-me de dizer que ele escrevia com o nome de PABLO NERUDA e era chileno. 

Em 1902 um futuro Prémio Nobel da Química (1905) patenteou o processo de fabrico dos barbitúricos e chamava-se Adolf Von Bayer. E estando na área do medicamento é fácil passar para a área do sangue e em 1949 a França abre o primeiro “banco de sangue de uso civil”  em todo o mundo.

Em 1957 um novo Aga Khan, dirigente espiritual de 20 milhões de muçulmanos ismaelitas, tomou posse aos 20 anos quando ainda era um estudante universitário.

Agora vamos à música e de que maneira: em 12 de Julho de 1962, em Londres, Dick Taylor, Mick Avery, Brian Jones, Keith Richards e Mick Jagger dão o seu primeiro concerto com uma mão cheia de músicas. Vejam só, 58 anos depois ainda fazem digressões.. São os Rolling Stones.

Vou finalizar o dia de hoje com uma história que vos aconselho a estudar, e que teve neste dia um episódio importante: foi reabilitado em 1906 um militar de cavalaria de França e que havia sido acusado, com documentação falsa, por actos de traição em 1894. Por ele tomou partido, e acabou também condenado a prisão, o escritor Emile Zola que escreveu em 1898 uma carta aberta ao Presidente da República, intitulada “J’ACUSE” (eu acuso). Chamava-se Alfred Dreyfus e o “Caso Dreyfus” incendiou a França durante a transição do século XIX para o XX e mostrou os erros judiciários.

E acabou o domingo de hoje.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *