Chegamos ao dia 11 de Julho e com ele chegamos ao DIA MUNDIAL DA POPULAÇÃO.
Eu, tu, ele, nós, vós e eles somos população mas uns são mais população que outros graças ao egoísmo da POPULAÇÃO.
Morreram neste dias elementos da população que se evidenciaram um pouco mais.
Em 1536 em Roterdão, na Holanda, deixou-nos um humanista muito estudado ao longo dos tempos. Chamava-se Erasmus e deu o nome ao programa de trocas de universitários que todos conhecemos. Mas em 1937 deixou de compor e dirigir orquestras o autor do “Porgy and Bess”, o norte americano George Gershwin. E em 1974, na literatura também deixou de escrever mais um Prémio Nobel da Literatura (de 1951), o sueco Per Lagerquist que, entre outros, escreveu “Barrabas” e Anão”. Mas isto de sair de vez de cena acontece aos actores também e assim aconteceu no ano de 1989 ao grande interprete de William Shakespeare, no teatro e no cinema, Sir Lawrence Olivier que ganhou óscares em “Henrique V” e “Hamlet”. E, para terminar os desaparecimentos da vida activa, quem não se lembra da canção popular “Trocas e Baldrocas” da autoria do maior compositor de música ligeira portuguesa, o médico Carlos Paião? Pois bem quem a cantou no seu ar mais popular foi a Cândida Branca Flor que desapareceu neste dia em 2001.
Acima morreram algumas pessoas em anos diferentes mas em 1995 este foi o primeiro de uma série de dias em que morreram mais de 7000 (sim, sete mil) muçulmanos bósnios às mãos de militares sérvios naquele que ficou conhecido como o “Massacre de Srebrenica”. Mais um genocídio…na Europa!
Consta que neste dia de 1921 o exército vermelho ganhou ao exército branco e criou a República Popular da Mongólia. Exército contra exército igual a mais mortes!
E em 1960 pouco tempo depois do Congo Belga se ter independentado da Bélgica eis que neste dia a província mineira do Katanga após mais um tantos mortos declara a secessão e intitula-se República do Katanga. Governando na capital o Patrice Lumumba, comandou a secessão Moises Tschombé que se aguentou 3 anos até que em 1963 o Joseph Kasabuvu conseguiu a reunificação. Falta dizer que, como os inimigos de Portugal ficavam a perder com a secessão, o Estado Novo apoiou Tschombé.
Tanta gente que eu “matei” em dia da População acaba com mais morte: 2002 ano em que foi decretado na Assembleia da República que os touros em Barrancos podem morrer na arena, com o Regime de Excepção.
Agora sim, venham gente interessante que nasceu neste dia.
Comecemos pelos automóveis pois o italiano Giovanni Agnelli veio em 1899 para construir a grande produtora de automóveis FIAT (Fábrica Italiana de Automóveis de Turim) Depois ligou-se à Juventus. Passados anos, em 1934, nascia um senhor, também italiano, mas ligado a elegância na alta costura: Giorgio Armani. E já que falamos de italianos lembro que na final do Mundial de Futebol de 1982, disputada em Madrid, a Alemanha saiu derrotada por 3-1 perante a Itália que assim se tornou tricampeã.
Mais duas notícias do desporto para terminar. A bela e elegante tenista ex-nº 1 do ranking a dinamarquesa Caroline Wozniack, que anunciou o fim da sua carreira no final do Open da Austrália em Janeiro, completa hoje 30 anos.
Para terminar em beleza uma informação a que habitualmente a informação não dá relevo: terminou neste dia em 2001 o Campeonato do Mundo de Atletismo para Deficientes e Portugal orgulhosamente trouxe 20 medalhas sendo que 3 foram de ouro. Chamo a isto acabar em beleza.