ASSUÃO – a grande barragem

Ontem exagerei no tamanho do texto e hoje vou portar-me bem. E eu, que sou crente como já tenho dito, começo com dois dissabores da Igreja da minha crença. Eu 1542 o Papa Paulo II criou a famigerada Inquisição que teve as consequências que todos sabemos. Ainda hoje o vocábulo “inquisidor”, seja para uma pessoa ou para um olhar, tem uma conotação negativa e até tenebrosa. A segunda foi, em 1773, quando o Papa Clemente XIV dissolveu a Companhia de Jesus (jesuítas) que só foi relançada em 1814 através do Papa Pio VII. Hoje é o DIA da BÉLGICA que, em 1831, se separou da vizinha Holanda e nesse dia o Rei Leopoldo I assumiu o seu mandato.

Quem sabe quem eram os “Mamelucos”? Eram uma tropa egípcia, formada também por escravos turcos, e que sendo muito numerosos e com muito equipamento militar mas arcaico e pouco eficaz contra armamento de fogo. A 21 de Julho de 1789, num dos seus “passeios”, apareceu junto às pirâmides o exército do Napoleão e, tal como em Aljubarrota (a história repete-se), os franceses ao verificar que estavam em minoria acentuada resolveram utilizar a táctica do quadrado e, colocando no meio o poder de fogo, desbarataram o exército otomano-egípcio na Batalha das Pirâmides.

E, para poupar em viagens, aqui está outra do Egipto e, desta vez, não é uma derrota mas sim um êxito: em 1970 era inaugurada uma obra de grande imponência mas também de grande qualidade e de muito grande valor económico: a Barragem do Assuão em pleno rio Nilo.

Em 1951 face à morte do General Carmona sucedeu-lhe o General Craveiro Lopes que tomou posse neste dia.

Como ontem “matei” muita gente hoje não “mato” ninguém mas digo-vos alguns dos que chegaram no mesmo dia da chegada do homem à lua.

Começo pelas letras e em 1899 era a vez do Ernst Hemingway, e em 1940 chegou, e ainda aí anda felizmente, o grande  actor de teatro João Perry e também fez hoje 79 anos, mas infelizmente já partiu, o Prof. Diogo Freitas do Amaral, o único português que foi Presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas e, depois das letras e do teatro e da política, o senhor que se segue era do cinema e nasceu em 1951 e quase toda a gente o conhece pelo seu BOOOOM DIAAAAA VIETNAME!!! ou talvez melhor pela expressão “CARPE DIEM” dita, não pelo poeta clássico Homero, mas pelo Prof. Keating do “Clube dos Poetas Mortos”: o actor Robin Williams. Já uma saudade. E para terminar em beleza este dia de partos nada melhor que a nossa manequim com ligações ao nosso concelho a Sara Sampaio que faz hoje 29 anos.

E, se este ano o Reino Unido está a fazer o seu LOG OUT nos computadores que usava na União Europeia, isso é sinal que anteriormente tinha feito um LOG IN para aceder a esses computadores e isso aconteceu em 21 de Julho de 1970.  

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *