Ontem não pude andar por estes sítios mas venho hoje trazer-vos lembranças do dia 17 de Junho de um qualquer ano.
E começo por vos “dar” música pois em 1882 nasceu um russo que entre muitas composições nos deixou a peça “Sagração da Primavera”, de que eu gosto muito.
De seguida chego a 1885 dia em que chegou à América a francesa mais famosa que lá vive a “Estátua da Liberdade”. É mesmo verdade que o grande símbolo dos EUA nasceu em França e é filho de pais franceses.
E como dizia um amigo, em 1922 os nossos aviadores Gago Coutinho e Sacadura Cabral amararam o seu “Lusitânia” na Baía de Guanabara na travessia do Atlântico Sul. E como falamos de aviadores digo-vos que em 1928 que Amélia Earhart levantou voo da Terra Nova para ser a 1ª mulher a atravessar o Atlântico Norte, quando aterrou no País de Gales.
Também tinha sido neste dia, em 1665 que Portugal consolidou a restauração da sua independência em relação a Espanha derrotando-a na Batalha dos Montes Claros a última da Guerra da Restauração. E já que falamos de uma guerra vamos a dois acontecimentos do ano de 1940, isto é da II guerra mundial: em Bordéus o cônsul Aristides de Sousa Martins – e o Papa Francisco celebrou esta data esta semana – começou a desobedecer a Salazar e, com isso, salvou imensos judeus, emitindo vistos de entrada em Portugal a quem fugia da guerra (claro que Salazar fê-lo pagar a factura e ele morreu na miséria) e no mesmo dia em Londres o General Charles De Gaulle funda o Comité Nacional da França Livre para fazer no dia seguinte o “Apelo de 18 de Junho” aos microfones da BBC e que foi um grito de raiva contra o governo fantoche do Marechal Pétain que aceitou o domínio alemão. Quase no final desta guerra, mas sem guerra, a Dinamarca perdeu um dos seus territórios que se independentou em 1944 com o nome de República da Islândia. O povo saiu de um reino e criou uma república. Mas o curioso aconteceu em 2001 quando o pretendente ao trono da Bulgária, onde seria o Rei Simeão II, ganhou as eleições para a Presidência da República. Ficou a Bulgária a ter um pretenso Rei como Presidente.
Falta-me falar do desporto e assim temos o nascimento em 1945 do fabuloso ciclista belga Eddy Merck e a morte em 2002 do futebolista alemão que levantou, para surpresa de todo o mundo, a taça do Campeonato do Mundo de 1954, isto é 9 anos depois de ressurgir dos escombros da II guerra mundial. Era o capitão Fritz Walter um médio de muita classe e também dizer que o Autódromo do Estoril foi inaugurado em 1972.
Deixei para o fim um facto que tem muito a ver com os últimos anos da nossa democracia. Desengane-se quem pensava que eram de agora as derrocadas bancárias, tipo BPN, BANIF, BPP, BES, etc. Sim porque neste dia foi aprovada em 1925 a constituição de um Banco que foi percursor destes actuais “artistas”: O Banco de Angola e Metrópole, de um senhor que deu má fama ao meu apelido, o Alves dos Reis.
Pois é há quase 100 anos já havia gente desta no nosso país.
Pronto, vou-me embora por hoje dizendo que é o DIA do COMBATE à SECA e à DESERTIFICAÇÃO.