O dia 2 de Junho é fértil em memórias e só vou falar em algumas, começando por dizer que se “O Comércio do Porto”, que me “ensinou” a ler e a ver a banda desenhada do “Ferdinand” quando tinha 5 anos ainda existisse faria hoje 166 anos mas já “morreu”. Mais sorte teve o seu vizinho Jornal de Notícias que nasceu no mesmo dia há 132 e ainda vive (ou sobrevive?).
Já todos ouvimos falar de sádico ou sadismo e essas palavras devem-se a um escritor francês que nasceu em 1740 e usou na sua literatura o nome de Marquês de Sade.
E qual é o português que não conhece a Torre dos Clérigos? O arquitecto a ela ligado e que também teve intervenção na Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, entre muitos trabalhos no Grande Porto, nasceu em 1691 em Itália, e chamava-se Nicolau Nasoni.
E que me dizem dos Concertos de Ano Novo no belíssimo Salão de Viena de Áustria?
Terminam sempre ao som de palmas com as marchas de “Pompa e Circunstância”. Quase arriscava em dizer que todos gostamos mas não sabemos quem é o autor dessas marchas, que nasceu em 1857 e se chamou Edward Elgar e era britânico.
Vou falar de outro italiano que morreu em 1882 e é considerado o herói da Independência e da Unificação da Itália e que se chamou Giuseppe Garibaldi. Mas vou continuar a falar de outro italiano de quem quase todos ouviram falar, uns por conhecimento do seu principal invento que patenteou em Inglaterra no ano de 1896 e outros conhecem-no pelo uso que fizeram do seu invento. Claro que estou a falar de Gugielmo Marconi com a seu Telégrafo Sem Fios, vulgo conhecido como TSF.
E hoje é o dia da República Italiana porque foi neste dia de 1946, um ano depois da II guerra mundial que, por meio de referendo, o povo italiano recusou a monarquia e assumiu a República.
Há “long time ago”, isto para ser mais preciso há 67 anos, era coroada em Londres a Rainha Elisabeth II a veneranda Queen do Brexit que tem um filho já com cabelos brancos à espera da vaga. Em 1989 os governantes chineses atraíram a ira da maioria do mundo por atirarem milhares de soldados para cima dos estudantes que protestavam há mês e meio na Praça de Tiananmen. O governo impôs a sua mão de ferro mas, tal como o Maio de 68 em França, a acção dos estudantes foi uma porta para muitas mudanças naquele país até aí muito fechado para o mundo.E vou terminar com uma notícia de uma importância enorme para o nosso país mas que muito poucos portugueses valorizaram: em mais de 800 anos de existência tomou posse neste dia de 1975 a ASSEMBLEIA CONSTITUINTE que foi SIMPLESMENTE a primeira que resultou de uma eleição LIVRE, DIRECTA e UNIVERSAL. Nunca tínhamos tido nada parecido. A isto devemos chamar LIBERDADE e foi obtida pelo 25 de Abril de 1