Chegou o fim da primeira quinzena de Junho e foi escolhido este dia para ser tratado como o DIA da CONSCIENTIZAÇÂO CONTRA a VIOLÊNCIA SOBRE OS IDOSOS. Foi de propósito… é conscientização mesmo. Toca a investigar…a palavra que define um conceito social que se deve a Paulo Freire o pedagogo brasileiro. Vá lá tiro-vos o trabalho: significa consciência crítica.
A democracia parlamentar – que às vezes deixa tanto a desejar e que é mais para lamentar – tem como base um documento histórico publicado em 1215 na Inglaterra depois de assinado pelo Rei D. João I, de Inglaterra, mais conhecido por João Sem Terra. Esse importante documento chamou-se Magna Carta.
Em 1843 a Noruega viu nascer o seu compositor mais famoso que se celebrizou com a peça “Peer Gynt” inspirada num dos mais importantes escritores daquele país chamado Henrik Ibsen. O músico aniversariante foi Edward Grieg.
Mas já que estava a falar de uma música de grandes salões digo-vos que em 1943 e em 1946 nasceram dois músicos de palco: o primeiro em França onde foi o rei do rock se chamava Johnny Halliday (“Que je t’aime) e o segundo foi um grego nascido no Egipto que foi vocalista dos Aphrodite Child (Rain and Tears) e do Vangelis antes de cantar a solo e o seu nome era Demis Roussos.
Em 1922 Gago Coutinho e Sacadura Cabral chegam ao Rio de Janeiro como os primeiros a fazer uma travessia aérea do Atlântico Sul depois de muitas peripécias.
Em 1954 nascia em Basileia na Suiça a União Europeia do Futebol mais conhecia como a UEFA que tinha por lema “We care about football” (Nós preocupamo-nos com o futebol) e que no ano seguinte instituiu a Taça dos Clubes Campeões Europeus cujo jogo inaugural foi no dia 04 de Setembro de 1955, no Estádio de Alvalade entre o Sporting e o Partizan de Belgrado e que terminou com 3-3. E como estamos no futebol faz hoje 28 anos o craque egípcio do Liverpool Mohammad Salah.
Mas também morre gente e os mais famosos para mim neste dia foram em 1970, o português multifacetado que se destacou como escultor, pintor, escritor, cenógrafo, estilista de roupas de teatro, e mais coisas e senhor de um feitio irreverente, que nasceu em S. Tomé e que o Zip-Zip deu a conhecer a muitos da minha geração: chamou-se José de Almada Negreiros autor do “Nome de Guerra” ou “Engomadeira” mas sobretudo conhecido pelo “Manifesto Anti-Dantas” declamado pelo próprio e mais tarde pelo Mário Viegas. Foi um dos fundadores da Revista “Orpheu” um marco na modernização da nossa literatura, e no ano de 1996 foi a vez de partir uma voz do jazz norte americana que era do mundo e se chamava Ella Fitzgerald
Para terminar três factos políticos relevantes aconteceram, um em 1983 no nosso país que foi a extinção do Conselho da Revolução e depois em 1994 foi o estabelecimento de relações diplomáticas entre “católicos e judeus” isto é entre o Vaticano e Israel e finalmente outro que muito prestigiou o nosso país: em 2005 foi a investidura do ENGº ANTÓNIO GUTERRES como Alto-Comissário da ONU para os Refugiados.