Em cada dia nascem e morrem montes de pessoas e eu vou fazendo referências àquelas que acho mais relevantes e o dia 6 de Junho não é excepção. Assim vou relatar cinco nomes que viram a luz do dia pela primeira vez. E começo pela pintura que viu o autor do célebre quadro “As Meninas” (Museu do Prado) chegar em 1599 e que foi baptizado como Diego Velasquez. Também é o dia de outro pintor de estilo e época bem diferentes o moçambicano Malangatana, que nasceu em 1936 e que morreu recentemente no Hospital Pedro Hispano em Matosinhos. Este artista plástico “tocou outros instrumentos” como a poesia ou a música, entre outras. E já que falei de um poeta vou falar agora de um prosador que escreveu romances de que todos ouviram falar quanto mais não seja pelo cinema e que nasceu em 1875. Quem é o autor de “Morte em Veneza”, “A Montanha Mágica” “Dr. Fausto” entre outros? Foi o Prémio Nobel da Literatura de 1929 o alemão Thomas Mann. Em 1903 a música recebeu na Geórgia (antiga URSS) um arménio que se tornou um ilustre compositor, especialista em piano e violoncelo e cuja obra que destaco é a famosa “Dança do Sabre” com que termina uma peça de ballet. Também nasceu neste dia uma personalidade que me deslumbrou, e talvez a muitos de vós que gostais de ténis: Bjorn Borg nasceu em 1956 na Suécia. E já que falei de um sueco famoso digo-vos que hoje é o DIA NACIONAL da SUÉCIA, porque em 1523 Gustavo Vasa acabou com a existente União do Kalmar e criou o Reino da Suécia. Este 1º rei da Suécia foi mais tarde homenageado no século XVII, com a construção de um muito grande barco com fins militares e que infelizmente só navegou uma milha antes de se afundar. Hoje existe um grande museu dedicado a esse barco: o Museu VASA. Já atrás aludi ao cinema e agora falei de um barco chegou a vez de ir ver cinema dentro de um meio de transporte o automóvel. É verdade em 1933 abriu em Camden, (Nova Jérsia) o primeiro DRIVE-IN.
Depois de inicialmente ter falado de nascimentos, agora vou falar-vos de quem partiu neste dia. Em 1948 o inventor do cinema Louis Lumiere terminou o seu filme e em 1961 deixou-nos um suíço actualmente muito estudado e citado que fez carreira na Psicologia e Psiquiatria chamado Carl Jung. E se ontem vos disse que nasceu o meu saxofonista favorito hoje digo-vos que morreu em 1991 um dos maiores saxofonistas do jazz: Stan Getz.
Todos conhecem o talentoso poeta Manuel Maria Barbosa du Bocage, que foi conhecido também por “Elmano Sadino”, mas não só pelos seus versos mas também pelos seus costumes mais irreverentes, pelas anedotas que se contam e pelas coisas que se inventam a seu respeito e, portanto, não vamos estranhar que em 1789 tenha sido decretada oficialmente a sua deserção da Companhia de Infantaria, da qual era Tenente no território de Damão.
Mudando de assunto trago à memória da geração dos meus filhos que foi lançado neste dia em 1984 um jogo que fez as suas delícias durante muito tempo o “TETRIS”.
Vou acabar com um dia glorioso para as tropas aliadas da II guerra mundial na Europa que foi o DIA D ou seja o “desembarque na Normandia” uma façanha que deu origem a um filme épico cujo título em português foi “O Dia Mais Longo” E como é para acabar vejam só o luxo deste elenco que vou citar de memória esquecendo alguns: John Wayne, Robert Mitchum, Henry Fonda, Sean Connery, Richard Burton, Rod Steiger e até o Paul Anka cantor e havia uma ou duas actrizes cujo nome não me lembro. No filme não sei quantos morreram nesta operação mas na vida real só os aliados tiveram mais de 4000 mortos e os alemães ainda mais.