CRIANÇAS – O melhor do mundo!!!

Todos nós nascemos crianças e alguns de nós voltamos na curva da vida a ser um pouco crianças havendo ainda quem tenha sido sempre criança. E acabava o DIA MUNDIAL DA CRIANÇA a falar de tudo sobre as crianças e não dizia tudo (apesar de ter dito “a falar de TUDO sobre…”. Vivam as crianças e os adultos que conseguem ter uma empatia saudável com elas.

Claro que estamos a falar de 1 de Junho dia em que foram fundadas 2 grandes instituições: uma em 1865 a CUF destinada a produzir tabaco, sabões, velas e outros produtos químicos e que foi um dos esteios industriais do Estado Novo e da qual existem hoje retalhos industriais com alguma valia, mas já com o nome de Quimigal, e o outro em 1917 e que é o Conservatório de Música do Porto que nos seus 103 deu muitos bons elementos ao país. De permeio entre estes anos em 1890 suicidou-se em S. Miguel de Seide (Famalicão) um dos escritores do século XIX que mais obra produziu e que nos deixou algumas maravilhas literárias das quais quase todo a gente conhece “O Amor de Perdição” do qual se fizeram versões cinematográficas. E já que o cinema chegou a este texto, digo-vos que nasceram neste dia dois artistas norte-americanos famosos, bem diferentes na minha opinião, um branco e um negro, uma mulher e um homem, uma que gostava de dar nas vistas e com algum talento e um discreto mas com muito talento. Falo-vos de Norma Jean que nasceu em 1926 era loira e “flirtou” com o Presidente John Kennedy e tinha o nome artístico de Marilyn Monroe (até os jovens de hoje já a conhecem) e ele nasceu em 1937 e chama-se Morgan Freeman. Mais três notícias do passado deste dia dizem respeito a 1946, 1961 e 1968. Na primeira data foi proclamada a República da COCHICHINA. É verdade afinal houve uma Conchichina oficial, que foi uma República, eu não direi das bananas, mas foi uma invenção francesa para manter os seus territórios da Indochina após a expulsão dos japoneses dos seus territórios do sul da Ásia. Penso que durou até 1961 em especial nos espaços que hoje são o Vietname. Se tiverem oportunidade leiam alguma história da “…vai para a Conchichina”.

A segunda data é a estreia do Pantera Negra em jogos oficiais pelo Benfica. Querem saber o que fez esse fabuloso goleador, chamado Eusébio? Marcou um golo e FALHOU um penalty. A terceira data foi a morte de uma mulher fabulosa pelo seu interesse por um tipo de desfavorecidos: os cegos. Morreu neste dia a grande Helen Keller que lançou as sementes do ensino para cegos.

Acabo com duas notícias que envolvem o Estado Novo e que são a decisão de Salazar de enviar o volfrâmio para as forças alemãs em 1944 quando a guerra estava a pender já para os aliados e a outra a fúria do Salazar ao saber que na ONU estava o Engº Amílcar Cabral, o herói da independência da Guiné e também de Cabo Verde, a apresentar o seu relatório “O Nosso Povo, o Governo Português e a ONU, e que a PIDE assassinou em 1973 em Conacri, capital do país vizinho. 

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *