Chegamos ao dia 10 do mês da flores e nele se dedica a atenção aos que sofrem de uma doença autoimune que aparece despercebidamente e muitas vezes é de difícil diagnóstico: hoje é o Dia Mundial do Doente com Lúpus.
Em 1899 nasce uma figura que para além de actor quase todos o conhecem como o bailarino dos écrans de cinema: Fred Astaire. Os menos jovens associam-no imediatamente ao seu par preferido a Ginger Rogers com fez uma dupla imbatível. Mas também nasceram duas eminentes figuras portuguesas no principio do século passado, um em 1906 e que foi uma figura importante não só no Porto mas em todo o País pela coragem que demonstrou em favor das ovelhas do seu rebanho afrontando o Estado Novo a ponto de ter de se exilar. Estou a falar como a maioria saberá de D. António Ferreira Gomes, Bispo do Porto que, mesmo sendo obrigado ao exílio, nunca foi destituído pela Santa Sé reassumindo o cargo já em liberdade. O outro português que os portugueses mais antigos conheciam de o ouvir na rádio e, posteriormente, o viam e ouviam acompanhado ao piano na TV nasceu em 1913 e deliciou-nos a declamar a poesia de grandes mestres: João Vilarett. Quem não se lembra do “Mostrengo” ou “O Filho de Sua Mãe” de Fernando Pessoa, ou de “Procissão” de António Lopes Ribeiro, entre outras obras-primas?
“OBVIAMENTE, DEMITO-O”. Esta frase foi dita no Café Chave D’Ouro em Lisboa, no dia 10 de Maio de 1958 pelo General Humberto Delgado e o demitido seria Salazar na eventualidade de ganhar umas eleições presidenciais cujo resultado se sabia antes do dia das eleições. Não as podia ganhar e com isso sofreu e acabou perdendo a vida às mãos da PIDE. Devo dizer, sem garantia, que ouvi que o General esteve a viver “clandestinamente”, até conseguir fugir para o Brasil, em Matosinhos.
Mas já que falei de um homem do teatro declamado, e depois de umas eleições teatrais, falo a seguir da morte de uma grande atriz de teatro que morreu em 1967 com 91 anos, após uma longuíssima carreira, e ficou muito conhecida por uma das suas últimas peças: “As Arvores Morrem de Pé” e claro que já adivinharam o seu nome: Palmira Bastos.
E agora três factos deste dia, em 1972 o, então proscrito e exilado, Zeca Afonso canta pela primeira vez em público na vizinha Santiago de Compostela a canção que todos conhecem, uns por bons motivos outros talvez não: “Grândola, Vila Morena”.
Agora a mais triste do dia 10 de Maio é a morte aos 41 anos do grande ídolo do nosso desporto, depois do Eusébio: morre tragicamente Joaquim Agostinho, a força da natureza que brilhou no ciclismo europeu.
E depois deste facto triste um facto muito importante para o HOMEM e para o MUNDO. Foi a 10 de Maio de 1994 que o “Madiba” nome porque era conhecido o advogado e Prémio Nobel da Paz que esteve preso 27 anos de seu nome NELSON MANDELA foi investido com Presidente da República da África do Sul.