MATOSINHOS = ex-BOUÇAS

Este dia 6 de Maio é o DIA MUNDIAL DA ASMA  e em  1856 a Áustria, no seu esplendor de cultura e do Império, viu pousar uma cegonha com um bébé a bordo que se viria a tornar um dos austríacos mais conhecidos em todo o mundo,  cujas teorias foram muito estudadas e,  inclusive,  deram origem a adjectivos em vários idiomas incluindo a nossa riquiaaíma Língua Portuguesa: quem nunca ouviu falar nas teorias freudianas? Pois bem o senhor chama-se Sigmund Freud e é conhecido como o “Pai da Psicanálise”. Mas se este senhor é austríaco mas  famoso em todo o mundo, também neste dia mas em 1889 nasceu para o público francês mas ao mesmo tempo para quase todo o mundo aquela que será a imagem da França: a Torre Eiffel.

Já no século XX a monarquia portuguesa via ascender ao trono o seu último Rei: D. Manuel II a 6 de Maio de 1908 para um curto reinado de pouco mais de dois anos e meio. 

Sete anos mais tarde, em 1915, nascia nos EUA um dos mais famosos homens do cinema mundial – na minha perspectiva – de seu nome Orson Wells que ficou ligado áquele que muitos consideram o melhor filme de todos os tempos, CITIZAN KANE – na versão portuguesa “O Mundo a Seus Pés” – em que ele escreveu o argumento, foi o realizador, foi o produtor e foi o actor principal, no ano de 1941 ou seja a preto e branco e em plena II guerra mundial. . Mas este senhor já tinha ficado famoso em 1938  por ter “assustado” meia América ao conduzir na rádio em directo uma imaginária invasão de marcianos que ficou conhecida como a Guerra dos Mundos e que causou o pânico na população americana (terá levado a suicídios ou tentativas) tal o realismo como foi relatado na rádio. 

No primeiro 6 de Maio pós 25 de Abril de 1974 arrancou para vida política o Partido Popular Democrático, de feição social-democrata e hoje denominado Partido Social Democrata, tendo como principais elementos fundadores a famosa “ala liberal” do partido único do tempo do Estado Novo chamado “União Nacional” da dissolvida câmara de deputados chamada então  Assembleia Nacional órgão que depois da revolução se passou a chamar Assembleia da República. À cabeça dessa “ala”  estavam entre outros Sá Carneiro, Pinto Balsemão e Magalhães Mota.

Vou terminar o dia 6 de Maio com uma data célebre para um Matosinhense como eu: em 1909 isto é, no trecho final da Monarquia veio a Matosinhos o Rei acima mencionado, D. Manuel II  porque no dia 6 de Maio, ou seja há 111 anos a minha terra deixou de se chamar BOUÇAS e passou a chamar-se MATOSINHOS.

Chega de dia 6 e passemos a dia 7 que também tem direitos.

Em 1800 foi criada uma função profissional que embora ainda exista, e com muito apreço, está por via das novas tecnologias a deslizar para a extinção: a função de Carteiro, hoje muitas vezes substituída pela de estafeta ou transportadora.

Neste dia nasceram dois músicos famosos na Europa e para o mundo: em 1833 nascia na Alemanha o Johannes Brahms e sete anos depois em 1840 na Rússia nascia o Piotr Tchaikowsky. Mas já que estou a falar de música pergunto: quem não conhece “Don’t Cry For Me Argentina”..do filme “Evita” Pois é quem deu nome a este filme foi uma atriz por quem o Presidente Juan Peron, da Argentina, se apaixonou e com quem casou. Tornou-se uma amiga do povo em especial dos pobres. Morreu jovem com doença grave e o seu funeral foi um episódio marcante que emocionou todo o mundo. Eva Peron nasceu a 7 de Maio de 1919.

Toda a gente conhece a história do Titanic que em 1912 levou para o fundo do mar muita gente mas provavelmente não têm conhecimento que passados quase 3 anos outro navio de passageiros também inglês levou para o fundo do mar 1100 pessoas após um ataque alemão em pleno Atlântico. Esse navio chamava-se Lusitânia.

E pronto para deixar a conversa em dia lembro-vos que no dia 8 os senhorios fazem contas às receitas e o inquilinos fazem contas às despesas realativas às rendas de casa. E o dia 8 de Maio não é excepção (este ano não sei) mas é também o DIA MUNDIAL DA CRUZ VERMELHA. Também foi neste dia que nasceu em 1705, o senhor António José da Silva Coutinho que pouca gente identificará mas se disser que além de escritor promoveu em conjunto com um compositor a primeira ópera em Língua Portuguesa e escreveu um livro que pouca gente leu mas cujo título é muito usado no dia-a-dia intitulado: “Guerras de Alecrim e Manjerona”. Talvez o conheçam melhor pela alcunha: António José da Silva “o Judeu”. Também foi neste dia mas em 1782 que morreu ao mesmo tempo um Conde e um Marquês. É verdade,  morreu o Conde de Oeiras e também o Marquês do Pombal ambos na pessoa de Sebastião José de Carvalho e Melo, um político heroico após o Terramoto mas cuja vida política sofreu  um grande terramoto e acabou em desgraça. Mas mais desgraça teve 12 anos depois um cientista francês que nunca desperdiçava nada porque “na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma” Chamava-se Antoine Lavoisier mas não conseguiu transformar a pena a que foi condenado e morreu neste dia na guilhotina. Para gáudio de muita gente este é o dia em que há 134 anos pela primeira vez numa farmácia em Atlanta nos EUA foi “servido” um xarope a que foi dado o nome de Coca-Cola. Eu não gosto mas sei que muita gente até toma o xarope sem estar doente!

Em 1945 este dia foi o PRIMEIRO DIA DE PAZ na Europa após a rendição oficial da Alemanha e seus aliados. E que melhor música para comemorar um dia feliz de Paz que a lançada pela primeira vez ao público, neste dia de 1970,  por um fabuloso conjunto que se tornou inesquecível mesmo depois de passados 50 anos: The BEATLES e o seu último álbum – “LET IT BE”.

Para terminar este dia,  uma homenagem aos conimbricenses mas também a todos (quase, quase todinhos) os que estudaram na Academia de Coimbra lembrando que foi no dia 8 de Maio de 1923 que foi inaugurado o Café Santa Cruz. 

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *