Ontem escrevi por 3 dias o que deu um texto muito longo o que é fora do meu gosto e não falei do dia de ontem. Hoje vou falar do dia de ontem porque para nós Europeus foi o DIA DA EUROPA. E porque razão se comemora a Europa no dia 9 de Maio? Pela simples razão de que foi neste dia de 1950 que um sonhador chamado Robert Schuman, na altura Ministro dos Negócios Estrangeiros da França, país que 5 anos antes saíra como vencedora, mas semidestruída, da II guerra mundial, se lembrou de formar uma autoridade transnacional para regular a exploração do carvão e do aço na Alemanha e na França, e à sua proposta foi dado o nome de “Declaração Schuman” que deu origem passados sete anos (grande “seca”) à Comunidade Europeia do Carvão e do Aço ( a CECA) constituído pela França, Alemanha, Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo. E é a partir daqui, que com o apoio de Jean Monnet, aparece a Comunidade Económica Europeia (CEE) e mais tarde a União Europeia (UE) que hoje conhecemos. Curiosidades deste assunto são várias. Tudo começou pelo carvão e o aço, duas indústrias em declínio nos dias de hoje, ou seja o ponto de partida – os alicerces – da UE quase se esfumou. Será premonição? Também a Europa que hoje se festeja começou a sua união com seis países e hoje tem 27 mas já teve a Noruega e o Reino Unido que resolveram sair e outras que estão com pedidos para entrar há alguns anos como é exemplo a Turquia. Outra curiosidade é o facto do seu primeiro mentor, Schuman, que foi ministro e até primeiro ministro em França ter nascido no Luxemburgo. Foi o Presidente de Parlamento Europeu durante dois anos e foi considerado o PAI DA EUROPA. O seu lado desconhecido para a maioria é que 27 anos após a sua morte, no ano de 1990, o Papa S. João Paulo II aceitou entregar à Congregação para as Causas dos Santos um processo para a sua eventual beatificação. Como é possível um politico do século XX ser Santo? Será a excepção que confirma a regra?
Mas há mais factos a marcar o dia 9 como, por exemplo, o nascimento, em 1858, de um médico muito falado nos dias de hoje: Ricardo Jorge que foi o responsável na luta contra a pandemia…de há 100 anos conhecida como gripe espanhola sem que os espanhóis fossem os culpados. Consta que esta pandemia matou mais de 100 000 portugueses.
Também neste dia em 1918, ano do fim da I guerra mundial, quando a anarquia “reinava na 1ª República” deu-se um golpe de estado militar e Sidonio Pais foi proclamado Presidente da República governando como ditador depois de um passado como professor e como politico.
E para terminar escrevo, depois de ter trazido um politico que pode vir a ser santo, um politico que também é notícia por uma razão religiosa surpreendente: Zakir Hussein. Quem foi este senhor? Foi o primeiro MUÇULMANO que ascendeu a Presidente da República de um país de religião HINDU, exatamente a Índia. A surpresa é mais forte se pensarmos que quando a Grã-Bretanha assumiu a independência dos seus territórios, 20 anos antes, deu origem a dois países diferenciados consoante as religiões predominantes tendo os muçulmanos ficado com o Paquistão e os hindus ficaram com a Índia. As voltas que o mundo dá.