PELÉ – o Rei fez 81 anos

23 de Outubro

DIA DE S. JOÃO CAPRISTANO, um italiano, filho de pai alemão, que sendo jurista trabalhou para o Estado e foi preso quando o Estado mudou de “mão”. Na prisão converteu-se e quando saiu juntou-se aos Franciscanos. Mais tarde foi Inquisidor mas acabou Santo.

D. Afonso V, o “Africano” em 1458 fez jus ao cognome ao conquistar a praça do norte de África, Alcácer Seguer.

Braga conhecida pela sua ligação à Igreja Católica viu concluída a Igreja do Bom Jesus em 1811. 

Quem estudou no século passado por certo estudou francês e para isso precisou dos dicionários Larrousse que se devem ao gramático e lexicógrafo Pierre Larrousse que nasceu em 1817.

O Nobel da Física de 1942 o  suíço Felix Bloch foi o 1º diretor do CERN em Berna e os seus estudos deram origem às “ressonâncias magnéticas” ele que nasceu em 1905.

O teatro de revista “descobriu” uma fadista que terá sido a segunda mais popular a seguir a Amália Rodrigues: a grande Hermínio Silva (anda, Pacheco!).

Foi em 1958 na Suécia que o mundo ficou deslumbrado com um miúdo de 17 anos que se tornou o herói campeão do mundo de futebol: Edson Arantes do Nascimento. Tinha nascido em 1940 e é conhecido por Pelé. 

Quem gosta de ténis já sabe que Flushing Meadows é a sede do torneio do Grand Slam de  Nova Iorque e foi no seu auditório que se realizou em 1946 a 1ª Assembleia Geral das Nações Unidas. 

Em 1956 começa a insurreição húngara para se libertar do jugo soviético com Imre Nagy à cabeça, mas foi sol de pouca dura pois os tanques russos chegaram lá num instante. “O Livro da Areia” é um dos livros do grande escritor argentino Jorge Luís Borges que recebeu em 1984 da Univ.  Coimbra o título de doutor “Honoris Causa”. 

Também na Univ. Coimbra nos seus hospitais foi feito o 1º transplante simultâneo de fígado e intestinos em Portugal pela equipa do Prof. Linhares Furtado no ano de 1996.

Em 1998 Bill Clinton juntou Benjamin Netanyahu e Yasser Arafat para assinarem o acordo de paz em Wye River.

O iPod foi apresentado por Steve Jobs, na sede da Apple em 2001.

O Parlamento Europeu instituiu um Prémio para a “liberdade de pensamento” a que deu o nome do dissidente russo Andrei Sakharov e assim em 2002 o prémio foi para o dissidente cubano Oswaldo Paya Sardiñas, e em 2003 foi para as Nações Unidas através do seu Secretário Geral, Kofi Annan, e ao seu pessoal que morreu em serviço da ONU em especial Sérgio Vieira de Mello e o de 2008 foi para o dissidente chinês Hu Jia.

Em 2004 o Prémio Europa de Festival de Berlim foi para o telefilme de Rita Nunes “Só Por Acaso”.

Mais um prémio desta vez para o arquitecto português David Mares  pelo concurso de design de abrigos do Museu Guggenheim, de Nova Iorque. 

Em 2010 começou a saga “Wikileaks” que denunciou documentos secretos e deu cabo da vida do seu autor o fugitivo australiano Julien Assange.

E em 2021 tivemos pela 1ª vez uma ginasta portuguesa Filipa Martins entre as 8 melhores ginastas de paralelas assimétricas do mundo depois de ter sido sétima na quinta feira no concurso “all around” isto é no conjunto do solo e de todos os aparelhos da ginástica. Nunca tinha sido atingido este nível de resultados na nossa ginástica. 

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *