08 de OUTUBRO
Como animais que somos tivemos o nosso dia, no dia do meu aniversário: 4 de Outubro, mas, como animais que somos, adoecemos e às vezes precisamos de hospitais e o mesmo acontece aos outros animais não humanos, só que esses precisam de hospitais diferentes, os hospitais veterinários e só em 1891 é que foi criado o primeiro hospital veterinário em Lisboa. Animal sofre…
Em 1895 nasceu um dos mais conhecidos políticos da segunda metade do século XX na América do Sul: Juan Peron. Subiu ao poder, caiu de seguida e voltou a subir, criou uma forma de governar, o peronismo, e, se a sua segunda esposa também subiu ao poder, a sua primeira mulher a famosa Eva Peron ou “Evita” como foi conhecida deu-lhe ainda mais notoriedade. Em 1922 nascia na África do Sul o cirurgião que realizou o primeiro transplante de um coração entre humanos no ano de 1967: Christian Barnard. E ainda no campo da Medicina nasceu o imunologista britânico que levou o Nobel de 1984 chamado Cesar Milstein. Em 1945 o Estado Novo deu permissão para a constituição de um movimento político, o MUD ou Movimento de Unidade Democrática, que tinha um “filhote” o MUD Juvenil, que englobava Salgado Zenha, Mário Soares, Octavio Pato, Henrique Neto, Júlio Pomar, Mário Sacramento, Rui Grácio, entre outros, o que levou a que o Estado Novo no ano seguinte o tivesse ilegalizado. Em 1949 o Almirante Mendes Cabeçadas fez uma tentativa de golpe contra a ditadura mas abortou. No ano de 1961 estreou-se na seleção nacional e marcou um golo o grande Eusébio, num jogo que nos envergonhou pois perdemos no Luxemburgo por 4-2. Em 1967 foi capturado, torturado e morto na Bolívia, um dos ícones mundiais da segunda metade do século XX, o médico lendário argentino, Ernesto Guevara, mais conhecido por “Che” Guevara ou “Camarada Che”. Em 1970 o Nobel da Literatura foi atribuído ao dissidente soviético Alexander Solzhenitsyn autor do “Arquipélago de Gulag” que falava de repressão comunista e em 1982 a mesma repressão ilegalizou o sindicato polaco “Solidariedade” liderado por Lech Walesa. E neste dia de 1984 foi presa a D. Branca a “banqueira do povo” o que me dá vontade de rir porque os nossos banqueiros já nos roubaram muito mais e são todos ou absolvidos ou condenados a penas suspensas ou em última instância o julgamento está à espera que eles morram para os condenar. Para ela a pena veio rápida…deve ter sido por não ter alvará. Só pode!!!
Em 1992 o grande escritor Virgílio Ferreira recebeu o Prémio Camões e na Alemanha morreu o antigo Chanceler Willy Brandt. No ano seguinte a Literatura Portuguesa teve um momento de glória quando o escritor José Saramago recebeu o Nobel de 1993 pela sua obra, juntando-se assim ao médico Egas Moniz, Nobel da Medicina de 1949, até aí o único português laureado pela Academia Sueca. E continuando nos Nobel lembro que em 2004 o da Paz foi pela primeira vez para uma mulher africana a ecologista do Quénia Wangari Maathai no mesmo dia em que o Euromilhões começou a abranger as apostas portuguesas. E também morreu neste dia o filósofo francês que fundou e dirigiu o Colégio Internacional da Filosofia, Jacques Derrida.