EMMANUELLE – o cinema erótico ou a sensual BRIGITE BARDOT

28 de SETEMBRO

Hoje é o DIA INTERNACIONAL do ACESSO UNIVERSAL Á INFORMAÇÃO, e nada melhor que trazer informação aos meus amigos alguma para relembrar outra como novidade, tudo depende do receptor. 

Começo pelo nascimento de um artista italiano do renascimento Michelangelo Merisi, em 1573 mais conhecido por Caravaggio. Em 1864 é organizada em Londres a  “Internacional” por iniciativa de Karl Marx. O autor do “Moby Dick” o escritor Herman Melville morreu em 1891 e em 1893 fundou-se o Futebol Clube do Porto, data que foi assumida no mandato do Pinto da Costa que prolongou a antiguidade do clube de 1904 (anterior data) até 1893. Hoje olhamos para as embalagens de produtos alimentares e lemos “pasteurizado” e ficamos satisfeitos (muitas vezes sem saber bem o significado) mas isso deve -se a Louis Pasteur o fundador da microbiologia e que morreu em 1895. Em 1978 morria o Cardeal Albino Lucciani que como Papa João Paulo I dirigiu a Igreja Católica durante 33 dias morrendo misteriosamente. Em 1983 foi inaugurada uma pista de aviação numa ilha que tem 300 ou 400 habitantes e que é Reserva da Biosfera Universal e que é portuguesa: a minúscula ilha do Corvo. 

Morreu em 1986 o Nobel da Química de 1956, o russo Nikolai Semyonov e também partiu em 1991 o trompetista de jazz, além de compositor, Miles Davis. Já no ano de 1953 tinha morrido o astrónomo cujo nome apareceu como baptismo de um dos maiores telescópios do mundo, Edwin Powell Hubble. 

Quem se lembra de ver o Marlon Brando no filme “Há Lodo no Cais”? Ou o James Dean no “A Leste do Paraíso”. Esses grandes filmes foram realizado por Elia Kazan que morreu em 2003. E hoje é quase uma relação de mortes e vou continuar com uma lista sucinta de políticos que “escolheram” ausentar-se de vez. Vejam: 1970 Gamal Abdel Nasser, Presidente do Egipto, 1989 Ferdinando Marcos, Presidente da Filipinas, 2000 Pierre Elliot Trudeau, Primeiro Ministro do Canadá, pai do actual Primeiro Ministro, e 2016 Shimon Peres, Nobel da Paz e Presidente e PM de Israel. Mas depois desta mortandade vêm os nascimentos e trazendo um que só diz algo aos mais antigos o brasileiro Dorival Knippel treinador do FC do Porto mais conhecido por Yustrich que nasceu em 1917. E agora duas aniversariantes do cinema e que não escaparam à nossa geração: 1952 é o ano de nascimento da falecida Sylvia Kristel que ninguém esquece se lembrarmos dela como “Emmanuelle” e a insinuante francesa que nasceu em 1934 e faz hoje 86 e é loira e francesa: Brigitte Bardot. 

Acabo com mais uma medalha de ouro – e das raras – Portugal venceu a Alemanha por 3-1 e ficou campeão da Europa de Ténis de Mesa que quando eu era miúdo se chamava Ping Pong.  

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *