CRISTO REI – Em Almada a olhar Lisboa

Hoje vou ser sucinto para pôr a conversa em dia e assim vou despachar os dias 16 e 17 sem me alongar muito. 

Pois bem, o que pensam sobre os poderes definidos na nossa Constituição? Temos o Presidente da República, o Presidente da Assembleia da República, o Governo (que tem um Ministério da Justiça) e os Tribunais. E o que pensam da Justiça? Deixo-vos a pensar nisto porque no dia 16 de Maio de 1832 foi criado o SUPREMO Tribunal de Justiça. Até aqui tudo bem, mas a palavra SUPREMO, na dita LÍNGUA PORTUGUESA, quereria dizer que não havia mais nada acima. Mas, por aquilo que me parece, não será tanto assim, parece-me (eu não percebo nada disto, portanto digo parece-me) que há quem recorra de decisões do dito Supremo.

Em 1834 quem não levou para tribunal o assunto político foi D. Pedro IV e no campo de Batalha da Asseiceira deu a vitória ao liberais arrumando com os absolutistas. E Matosinhos fez-lhe justiça (outra vez a palavra justiça) colocando-lhe um obelisco na Praia das Memória lembrando que ele desembarcou ali a sua armada no regresso a Portugal.

Em 1864 foi lançado para a vida o Banco Nacional Ultramarino que passou a ser o Banco Emissor para os teritórios ditos ultramarinos tal como o Banco de Portugal emitia dinheiro para os territórios da Metrópole e Ilhas Adjacentes.

!m 1974, e quase um mês depois da Revolução dos Cravos, foi “cravado” para ser o 1º Primeiro Ministro da Nova República o advogado que Salazar tinha demitido de funções públicas, o Prof. Dr. Adelino da Palma Carlos.

No ano seguinte a Universidade do Porto teve um grande incêndio na Faculdade onde se licenciaram a minha mulher e a minha filha (uma antes do incêndio e a outra depois): ardeu a Faculdade de Farmácia. 

Para acabar o dia trago-vos a noticia de que acabou a vida de dois grandes nomes da sétima arte, no mesmo dia e mesmo ano: 1999. De facto quem não se lembra do Sammy Davies Junior, quem cantava, dançava e era actor?  Mas também nos deixou o “Pai” de uma enorme filharada que ninguém esquece: Becas e Egas, Miss Piggy, e tantos outros. Morreu o Jim Henson que criou “Os Marretas” e a “Rua Sésamo” que fizeram as delicias de grandes e pequenos.

E como prometi não escrever muito aqui vai um bocadinho do dia 17 de Maio, Dia da Hipertensão Arterial que em Portugal é mesmo premente que exista para chamar a atenção dos perigos desta doença silenciosa e grave.

Em 1809 Napoleão Bonaparte na sua senda expansionista anexou os Estados Papais, e como Deus não castiga não foi por isso que ele caíu em desgraça, foi por causa dos ABBA que no ano da nossa Revolução ganharam o festival da Eurovisão com a canção “Waterloo” nome da batalha que arruinou a carreira dele.

E acabo o dia com uma monumental notícia: foi inaugurado em 1959 o monumento a CRISTO REI em Almada.  

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *