1ª CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA PORTUGUESA 1911

21 de AGOSTO

Hoje é o DIA INTERNACIONAL da MEMÒRIA e do TRIBUTO ás VITÍMAS do TERRORISMO. Na maioria vitímas inocentes de uma violência cega.

Em 1534 a futura cidade Património Mundial é elevada a cidade: Angra do Heroísmo. Na nossa história tivemos D. Afonso I que bateu na mãe, o D. Afonso II que era um gordufo, o D. Afonso III que não bateu mas tirou o trono ao irmão Sancho II, depois o D. Afonso IV foi tão bravo que mandou matar a bela Inês e a seguir veio D. Afonso V que fez a batalha da Alfarrobeira contra o próprio tio D. Pedro. Pois em 21 de Agosto de 1643 nasce mais um Afonso para reinar como D. Afonso VI mas pouco tempo depois veio o irmão D. Pedro II e tirou-lhe o trono. Vejam lá se vale a pena ser Afonso e Rei de Portugal? Em 1808 os franceses perderam no Vimeiro (fizeram-lhe mal as águas) a sua última batalha da 1ª invasão. No ano de 1415 o Infante D. Henrique conquista aos merinidas a praça de Ceuta, que não quis entregar de volta mais tarde quando o seu irmão fico refém em Fez.

Em 1822 abriu portas ao público pela primeira vez um banco em Portugal: o Banco Lisboa e passados 3 anos abriu uma filial no Porto: Banco Comercial do Porto. O Banco de Lisboa em 1846 fundiu-se com uma sociedade de investimentos especializada em dívida pública chamada Companhia Confiança Nacional e surgiu o Banco de Portugal que apesar de tudo emitiu notas até 1875 com a marca de água do Banco de Lisboa. 

A partir de 1888 deixou de ser necessário “contar pelos dedos” porque o William Burroughs registou a patente da máquina de somar (ou calcular). 

A literatura portuguesa perdeu bons elementos, um em 1894 que para além de escritor foi político e um dos verdadeiros historiadores portugueses autor de “História de Portugal” e “História da Civilização Ibérica”. Chamava-se Oliveira Martins. O outro partiu em 1986 e foi um poeta surrealista que deixou vasta poesia e teve paralelamente uma profissão ligada à publicidade (hoje marketing) e é dele a célebre frase “há mar e mar há ir e voltar” que a maioria conhece. Foi casado com a ministra Teresa Patrício de Gouveia e chamava-se Alexandre O’Neill, embora o seu último apelido fosse Bulhões como o S. António. E no dia em que ele morreu nascia na Jamaica o homem mais rápido do mundo: Usain Bolt.

Em 1904 nasceu o grande compositor e pianista do jazz norte americano Count Basie.

Menos de um ano depois da Implantação da República foi aprovada em 21 de Agosto de 1911 a Primeira Constituição da República Portuguesa.

Hoje por uma vitória de futebol correu a “água de Colónia perfumada” no estádio alemão para se ver e ouvir a dança de  sevilhanas com que terminou a final da Liga Europa: Sevilha, 3 – Inter de Milão, 2.

Amanhã joga-se na Luz de Lisboa a final da Taça dos Campeões e hoje o jogador com mais golos marcados ainda em prova, é Robert Lewandowski que faz hoje véspera do jogo 32 anos. 

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *