SPORTING CLUB DE PORTUGAL – 1906

Começa o segundo semestre com o DIA das BIBLIOTECAS. E era bom que as mesmas fossem frequentadas com mais assiduidade. E para quem gosta de praias é o DIA MUNDIAL do SALVAMENTO. Mas a geografia política do mundo também comemora algumas nacionalidades e, assim é, o Dia do Canadá porque em 1867 várias províncias se juntaram para unificar o país, mas também os antigos territórios do Ruanda-Urundi se declararam independentes da Bélgica formando dois países diferentes, o Ruanda e o Burundi isto em 1962. Em 1957 tornou-se independente o primeiro território de África pertencente à Grâ Bretanha, a Costa do Ouro, que no dia 1 de Julho de 1960 passou a ser a República do Gana. 

Em 1882 foi inaugurada a Rede Telefónica do Porto com 19 assinantes. The Anglo Portuguese Telephone foi a empresa. 

Em 1903 realizou-se a primeira etapa da primeira Volta à França em bicicleta (La Grand Boucle) um fenómeno de popularidade no mundo do ciclismo. E continuando no desporto trazemos aqui, para este dia de 1906, a fusão entre o Sport Club de Belas e o Campo Grande Football Club, em Lisboa, e assim nasceu o SPORTING Clube de Portugal que, na época em que eu nasci, “dava música” aos seus adversários com os seus “cinco violinos”: Jesus Correia, Vasques, Peyroteo, Travassos e Albano. Verdadeiros LEÕES. 

Depois de em 5 de Julho de 1852 ter sido abolida a pena de morte por crimes políticos, foi em 1 de Julho que foi abolida para crimes civis. Só com a República é que foi abolida para todos os crimes incluindo os militares. Depois com a entrada de Portugal na I guerra mundial foi readmitida para casos especiais mas só no “teatro de guerra”. A abolição total e definitiva só foi escrita pela Constituição de 1976, após a queda do Estado Novo. Em 1908 neste dia foi adoptado universalmente o sinal de código morse para pedido de socorro: o SOS ( save our souls). 

A partir de 1929, ano em que apareceu pela primeira vez em público um marinheiro desenhado muito musculado, nunca mais os espinafres deixaram de ser associados à força muscular: nasceu o POPEYE e também as Olívias não se livraram de ser chamadas Olívia Palito. Em 1952 constituiu-se um novo ramo das forças armadas, ou seja, depois da terra e do mar chegou a Força Aérea que tragicamente comemorou o seu 3º aniversário com uma esquadrilha de 12 aviões a jacto F-84 Thundrejet que sobrevoava em escada a Serra do Carvalho, e devido ao nevoeiro só os 4 primeiros passaram tendo os restantes 8 embatido no solo morrendo os seus pilotos.

Curiosamente neste dia, em 1967, as organizações europeias CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço) , CEE, e CEEA (Comunidade Europeia da Energia Atómica) fundem-se numa única organização   naquela que viria a ser a União Europeia e no mesmo dia  é dissolvido em 1991 o Pacto de Varsóvia, organização comunista equivalente à Nato. 

Como já vos disse em notas anteriores no dia 1 de Julho de 1967, isto é um mês e meio depois de ter estado em Fátima, o Papa Paulo VI recebeu no Vaticano os representantes das colónias portuguesas Marcelino dos Santos (Moçambique), Agostinho Neto (Angola) e Amílcar Cabral (Guiné e Cabo Verde).

Em 1963 em Genebra realizou-se a Conferência Internacional de Educação e aqui a nota é que Portugal foi excluído. Terá sido por falta de educação?

Acabando em beleza hoje é o aniversário de nascimento de duas grandes mulheres 

A diva do fado AMÁLIA faz 100 anos e a Princesa DIANA faz 59 anos. Já partiram..mas deixaram a sua forte marca. 

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *