A “CRUZ DE CRISTO” no futebol

A Cruz é fortemente associada ao sofrimento de Cristo para redenção do Homem. E por analogia o povo quando sofre diz” é a minha cruz” ou ainda “ele tem uma cruz bem pesada”, etc. etc.. E a tendência do homem não é “aguentar a sua cruz” mas fugir dela como se diz que o diabo foge. Cristo não fugiu à sua cruz mas nós os terrenos por muito espirituais que sejamos tentamos sempre fugir à carga da nossa cruz.

Ora quem tem uma “Cruz de Cristo”! no seu emblema é o único clube que até ao ano 2000 tirou um título de campeão nacional de futebol aos habituais SLB, FCP e SCP e chama-se Clube de Futebol “Os Belenenses” que felizmente está a sair da sua “pesadíssima cruz” causada pelos seus dirigentes de há uns anos terem sido iludidos por um vendedor de projectos que tomou conta do poder e dos bens através de uma SAD. E delapidando os méritos do passado do Clube a SAD foi-se afundando passo a passo. Até que o Clube escolheu um Presidente que conseguiu ver o “buraco” em que o Clube estava metido e resolveu enfrentar a SAD e com a ajuda do Tribunal Civil (assunto jurídico e não desportivo) conseguiu expulsar das instalações desportivas  a SAD e também conseguiu que os símbolos e emblemas (em especial a gloriosa CRUZ de CRISTO) fossem da exclusiva utilização pelo Clube. Mas, simultaneamente, começou um trabalho profundo de formação de uma equipa semi-profissional para começar uma nova carreira desportiva com o nome de C. F. “Os Belenenses” no mais baixo escalão distrital. E foi premiado este Presidente porque, com os pés bem assentes na terra, recuperou o património do Clube e desportivamente foi subindo de escalão ano a ano até atingir este ano 2ª Liga Profissional e, para saber melhor este prémio, a SAD desceu também ano a ano até ao terceiro escalão e continua sem património físico, isto é, sem estádio próprio para jogar. E porque escrevo sobre isto? Porque hoje saiu mais uma notícia sobre esta malfadada SAD. É que o vendedor de projectos ao ver o buraco em que a sua SAD tinha caído resolveu procurar entre os clubes que já tiveram passado mas que hoje sofrem o sufoco financeiro afim de lhe vender um projecto de fusão. E há uns meses encontrou um desesperado clube que já teve glória mas que está obscurecido: o Cova da Piedade. E em assembleia este clube aceitou a fusão (não sei os moldes mas pelo menos o Cova da Piedade dava as instalações e o nome e assim a SAD teria onde treinar e jogar. E com tudo alinhavado a B SAD dava o seu lugar ao Cova da Piedade na Liga 3 e o vendedor de projectos continuava a ter clube para também fazer negócios de jogadores. Mas eis que os dirigentes do Cova da Piedade “acordaram para a vida” e a notícia de hoje é a seguinte: O Cova da Piedade e a B-SAD acertaram, de comum acordo, o fim do projecto antes dele começar. O Cova da Piedade prefere recomeçar no mais baixo escalão distrital com os seus meios próprios em vez de começar mais acima mas sujeito a estranhos. 

Vou resumir o que me fez, depois de hesitar, escrever este arrazoado. 

Muitos parabéns ao actual Presidente do C. F. “Os Belenenses” por não ter fugido à “cruz” que tomou e reergueu com muito mérito a verdadeira “CRUZ DE CRISTO”. 

Também parabéns aos actuais dirigentes do Cova da Piedade por, depois de se quererem livrar de uma “cruz” metendo-se numa “cruz maior” terem tido a coragem de aguentar a “cruz” que já era deles.

Lamentar que um vendedor de sonhos, que também deixou rasto na política, ainda esteja activo no futebol conseguindo quase destruir o que outros construíram com mais ou menos mérito mas com muita dedicação durante muitos anos. 

Como deve estar satisfeitos o Prof. Manuel Sérgio e entre os não vivos o Dr. Acácio Rosa, o Capela, o Raul Figueiredo, o Artur Quaresma, o Zé Manuel Soares , o Matateu e tantos outros.

Finalmente este texto serve para MUITOS OUTROS CLUBES sem esquecer com tristeza minha o CENTENÁRIO E GLORIOSO LEIXÕES SPORT CLUB.