1922-nasceu SARAMAGO 1949-morreu ALEIXO

16 de Novembro

DIA INTERNACIONAL da TOLERÂNCIA

DIA NACIONAL do MAR

E na Igreja Católica hoje é dia de vários Santos e eu vou eleger o DIA de S. MARGARIDA, da ESCÓCIA, mas pela curiosidade vou dizer alguns dos Santos de hoje: S. Élfrico, S. Euquério, S. Gertrudes e ainda outra curiosidade: no Ocidente o S. Mateus, o cobrador de impostos convertido, que escreveu um evangelho, festeja-se a 21 de Setembro e na Igreja Oriental comemora-se a 16 de Novembro. Voltando à S. Margarida era filha de britânicos exilados e nasceu na Hungria e casou com o Rei Malcom III, da Escócia a quem converteu.

A Revolução Francesa e a Igreja Católica não se deram bem e em 1793 o responsável dos Jacobinos em Nantes meteu 90 padres num barco e no meio do rio Loire afundou-o.Em 1849 Fiodor Dostoievsky foi condenado à morte mas viu a pena transformada em trabalhos forçados. David Livingstone foi o 1º europeu a chegar às Cataratas Vitória, nos três “Z”: rio Zambeze entre a Zâmbia e Zimbabué. O importantíssimo Canal do Suez foi inaugurado em 1869. O ‘tubo de vácuo” foi patenteado em 1904 por John Ambrose Fleming. Em 1909 a FIFA recebeu a inscrição da, então, “Liga Portuguesa de Futebol”. A Acção Católica Portuguesa viu publicadas as suas bases orgânicas no ano de 1933. O químico suíço Albert Hofmann sintetizou pela 1ª vez uma das “pragas” do século XX; o “LSD” em 1938. Num violento acidente de carro morreu em 1943 o Ministro das Obras Públicas que mais obra deixou no Estado Novo (fiel a Salazar) o louletano Duarte Pacheco. Este é o dia oficial da fundação da UNESCO – United Nations for Education, Science and Culture Organization em 1945 durante uma Convenção sobre a Protecção do Património Cultural.  “Música no Coração”, de Rodgers e Hammerstein estreou-se em teatro na Broadway em 1959 e foi um êxito. Partiu de vez em 1960 o galã americano Clark Gable, de “E Tudo o Vento Levou”.  E chegou em 1964 uma pianista e cantora canadiana de jazz que eu muito aprecio: Diana Krall. Em 1985 o laboratório de transferência de embriões e fecundação “in vitro”  da Univ. de Coimbra abriu em 1985. A Presidência do Conselho da Europa em 1989 foi assumida por Portugal. No ano de 1992 foi descoberto, por um detector de metais, em Hoxne, Inglaterra, um cofre com moedas de ouro e prata dos séculos IV e V (Império Romano) que foram avaliadas em 1,75 milhões de libras e que foi intitulado “Tesouro de Hoxne” e está no Museu de Londres. António Champalimaud recomprou, por 37 milhões de contos, 80% do Banco Pinto & Sotto Mayor em 1994. Georges Marchais o carismático Presidente do PC francês, morreu em 1997. O Prémio Maluda de 1999 de pintura foi para Ana Vidigal.

Em 2003 Lionel Messi com 16 anos fez 14 minutos na estreia na equipa principal do Barcelona na inauguração do Estádio do Dragão. Resultado: Porto 2-0 Barcelona.

O Prémio do Público do Salão de Literatura de Cognac, em França, de 2005 foi para a actual Conselheira de Estado, Lídia Jorge. A Estratégia Nacional para o Mar foi aprovada em 2006.  Em 2006 a Cúria Romana e o Papa Bento XVI reafirmam o “celibato para padres” rejeitando a “ordenação ou a readmissão” de sacerdotes casados no mesmo dia em que morreu o Nobel da Economia, Milton Friedman, mentor da Escola de Chicago.

Vou terminar com Literatura Portuguesa. Nasceu neste dia em 1922 o Nobel de 1998 e Camões de 1995 autor de muita obra de que destaco “Todos os Nomes” e “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, José Saramago. Festejamos o nascimento mas em 1949 morreu o poeta popular que me fascinou e cujo livro póstumo se chama “Este Livro Que Vos Deixo” o algarvio de Vila Real de Santo António, o António Aleixo. Não ganhou prémio nenhum mas disse em verso muitas verdades. Acho que também festejamos por ele. 

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *