8 de Novembro
DIA INTERNACIONAL do URBANISMO
DIA DE S. DEODATO ou ADEODATO, isto é, “dado por Deus”, Papa por volta do ano 600.
DIA do BEATO JOÃO DUNS ESCOTO, filósofo-teólogo da Ordem dos Franciscanos Menores ao nível de S. Tomás de Aquino e que morreu em 1308.
DIA de ISABEL DA TRINDADE, uma jovem carmelita descalça do fim do século XIX
Foi aos 40 anos que Edmond Halley, que nasceu em 1656, decifrou a órbita e o tempo de ciclo de passagens do cometa que ficou com o seu apelido.
O Museu do Louvre em Paris abriu ao público em 1793.
O poeta do ultra romantismo português Soares de Passos morreu em 1860.
Muito usado hoje apesar da evolução da tecnologia o Raio X foi descoberto em 1895 por Wilhelm Conrad Roëntgen.
Vejam só como foi constituído o Conselho dos Comissários do Povo da URSS logo no dia a seguir a Revolução de Outubro em 1917 com Vladimir Lenine a presidir, Leon Trotsky a PM e como terceiro elemento Josef Stalin. Foi só esperar a morte de Lenine e Stalin “despachou uma data deles” incluindo Trotsky ficando à frente da URSS muitos anos e muitos extermínios.
Em 1923 a 1ª tentativa de Hitler tomar o poder foi pela violência no chamado “Putch da Cervejaria” em Munique. Correu mal mas foi poupado à pena de morte e em 1939 escapou a um atentado feito por Georg Elser quando comemorava o “Putch”. Escapou duas vezes à morte e fez uma guerra.
Em 1925 houve eleições legislativas pela última vez na 1ª República, depois veio o Estado Novo e finalmente veio o 25 de Abril para haver eleições, a sério, novamente.
E agora dedicado às damas da minha geração lembro o nascimento em 1935 do galã francês Alain Delon.
O Teatro Monumental que tanto deu a Lisboa, fora do Parque Mayer, pela mão de Vasco Morgado e pela arte de Laura Alves, foi inaugurado em 1951.
Em 1960 o democrata John F. Kennedy foi eleito PR dos EUA e em 1988 foi a vez do republicano George Bush (pai).
Na Nicarágua em 1987 foi eleito PR Daniel Ortega que foi agora eleito no domingo para um 4º mandato consecutivo depois de umas eleições contestadas em que a esposa é Vice-Presidente. Provavelmente reúnem em casa depois do jantar…
Em 1998 Portugal teve um referendo à Regionalização e optou pela vitória do “não” pelo que ficou tudo na mesma.
E agora que o chumbo no OE2022 foi uma realidade é bom recordar que em 2000 foi aprovado neste dia o OE2001 com a abstenção do deputado Daniel Campelo do CDS fazendo com que o PS de António Guterres continuasse o seu percurso. Foi conhecido como o “orçamento do queijo limiano”.