ORFEÃO DE MATOSINHOS – 104 ANOS

17 de MARÇO

DIA de S. PATRÍCIO, padroeiro da Irlanda que morreu em 493 depois de ter sido escravo e bispo.

DIA do ORFEÃO DE MATOSINHOS  desde 1917. PARABÉNS.

Nunca fui associado mas admiro o seu percurso.

Julgo que a primeira Santa portuguesa foi a Santa Joana, filha de D. Afonso V, o “Africano”, festejada em Aveiro e canonizada pelo Papa Bento XIV em 1756.

Em 1861 foi proclamada a “unificação da Itália” tendo como 1º Rei, Vitor Emmanuel, de Saboia. Como curiosidade em 1805 Napoleão Bonaparte tomou a República Italiana e mudou-a para Reino de Itália e autoproclamou-se Rei de Itália, mas isto foi antes da unificação.  

Em 1919 nasceu Nathaniel Coles conhecido por Nat “King” Cole um “Unforgettable”, e “Quizás, Quizás, Quizás” o melhor cantor de música latino americana de meados do séc. XX com êxitos como “Mona Lisa” ou “Besame Mucho”.

Da música para a dança e em 1938 nasce o melhor bailarino da 2ª metade do sec. XX o russo Rudolf Nureyev que brilhou no ocidente depois de se exilar. As suas exibições individuais ou em dueto com Margot Fonteyn foram autênticos espectáculos. 

Em 1939 foi assinado o Pacto Ibérico entre os ditadores Salazar e Franco, que se fez representar em Lisboa pelo seu irmão Nicolás Franco embaixador espanhol em Portugal.

Sabiam que Portugal teve um petroleiro construído em Portugal? Nome: São Brás e foi lançado à água em 1942.

Em 1945 neste dia de Março nasceu a cantora da bela canção “Águas de Março”: Elis Regina que partiu aos 35 anos vítima de uma overdose.

Em 1959 o 14º Dalai Lama, Tenzin Gyatso, fugiu do Tibete e exilou-se na Índia, pressionado pela anexação do território pela China.

Na sequência do 11 de Março em 1975, tomou posse o Conselho da Revolução, uma espécie de “tutor” dos órgãos de soberania. 

Em 1976 morreu o realizador italiano Luchino Visconti autor de “Morte em Veneza” e outros.

Em 1978 assumiu a Presidência do Governo Regional da Madeira, o carismático e controverso, Alberto João Jardim.

Em 1993 morreu um dos historiadores mais importantes da 2ª metade do séc. XX, António José Saraiva, irmão do José Hermano Saraiva, e que perseguido pelo Estado Novo foi dar aulas para Universidade de Amesterdão até regressar à Nova de Lisboa. 

No ano de 2006 o Tribunal de Guimarães pronunciou Fátima Felgueiras por diversos crimes. Ficou proibida de sair do país mas…a Espanha e o Brasil são países quase portugueses e assim tirou umas férias.

Em 2017 morreu o Nobel de Literatura de 1992 o natural de Santa Lúcia, Derek Walcott escritor muito prolífero em peças de teatro.

Em 2020 – “era” covid – Portugal ganhou mais uns tempos com o título de Campeões Europeus de Futebol porque pela 1ª vez desde a II guerra mundial adiado o respectivo campeonato.

E nesta “era” do vírus foi declarada, de forma excepcional, a calamidade pública com cerca sanitária num concelho: foi em Ovar.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *