13 de MARÇO
Hoje não sei se é dia de alguma coisa especial mas para as minhas convicções em 2013 foi DIA GRANDE NO VATICANO: foi eleito Jorge Mario Bergollio como Papa com o nome de FRANCISCO I. Veio da Argentina para o mundo.
Em 1325 fundou-se a cidade capital do império azteca no actual México a cidade de Tenochtilian.
Em 1697 os espanhóis conquistaram a Guatemala e destruíram a capital do último império maia independente a cidade de Tayasal.
O que foi a “Viradeira”? Foi o que fez a D. Maria I depois de exonerar o Marquês do Pombal: inverteu a sua política nomeando novos Ministros no ano de 1777.
Em 1896 chegava a Lisboa o último soba de Moçambique aprisionado por Mouzinho de Albuquerque e desterrado para os Açores onde morreu pouco tempo depois. Chamava-se Gungunhana e era o Imperador dos Gaza no sul da nossa colónia.
Em 1905 começou a trabalhar como bailarina a célebre Mata Hari uma holandesa que foi acusada de espionagem e portanto fuzilada.
O primeiro filme português a passar na RTP foi em 1957 o “Fado, a história de uma cantadeira” com a Amália e Virgílio Teixeira.
No ano de 1966 a luta armada em Angola teve uma dissidência e da FNLA – Frente Nacional de Libertação de Angola de Holden Roberto saiu o Jonas Savimbi que fundou na zona dos diamantes a UNITA – União Nacional (que vos lembra isto?) para a Independência Total de Angola.
Em 1976 realizou-se a Cimeira da Internacional Socialista que a convite de Mário Soares reuniu Willy Brandt, Olof Palme, Bruno Kreisky e claro “mon ami” François Mitterrand.
Em 1979 os países europeus começam a construir o Sistema Monetário Europeu para fazer com que não houvesse muita divergência nas realções entre as diversas moedas e as taxas de câmbio.
E em 1990 neste dia acabou na ainda URSS o regime do partido único por decisão do Congresso de Deputados.
Em 1997 as Missionárias da Caridade na Índia escolheram a Irm˜Nirmala para substituir a Santa Teresa de Calcutá.
Em 2002 foi a vez do Conselho de Segurança reconhecer o Estado Palestiniano.